
locais
- Cinema
- hall do Cinema
Gratuito

Sinopse
O Trans Cineclube é um projeto idealizado pela Vibe Rio Produções que busca gerar visibilidade às narrativas e protagonismos trans no audiovisual. Essa produtora acredita que é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária, construindo laços colaborativos. A cultura é o caminho da transformação. O projeto realizará duas sessões nas quais selecionará filmes brasileiros que retratam, de forma sensível e respeitosa, as vivências, experiências e desafios enfrentados pela comunidade travesti e transexual. Serão priorizadas produções realizadas por pessoas travestis e transexuais ou que tenham personagens travestis e transexuais como protagonistas.
Exibição de curtas-metragens: exibição de três curtas metragens por sessão, privilegiando produções dirigidas e roteirizadas por pessoas trans. Sempre com pipoca e refrigerante gratuito para todo o público.
Debates e rodas de conversa: após cada exibição, serão realizados debates mediados por representações das produções selecionadas e membros da comunidade travesti e transexual. Esses momentos serão essenciais para a reflexão sobre os filmes e o compartilhamento de experiências.
Apresentações artísticas: em cada sessão também serão contratados três diferentes artistas trans para performance nos temas de: música, teatro, poesia e dança.
Acolhimento psicológico: um sucesso no nosso projeto e um pioneirismo em nossas atividades é atender a população trans com acolhimento psicológico. A intenção é mitigar a violência psicológica que as pessoas trans passam diariamente. Sem saúde mental não há experiência plena com a potência da cultura.
Ao final desta edição, será produzido um catálogo on-line que terá todas as produções exibidas no cineclube em 2024 e 2025.
Programação
13 Jun
exibição dos filmes
- CAPIM NAVALHA
- A DITA FILHA DE CLAUDIA WONDER
- SE EU TÔ AQUI É POR MISTÉRIO,
intercalados com 3 apresentações artísticas
16h - Chegada
16h a 17h - Acolhimento Psicológico
17h às 18h - Coquetel de abertura
18h - Início da Sessão
20h a 20h30 - Debate
20 Jun
exibição dos filmes
- MODELO MORTO, MODELO VIVO
- PRECISO DIZER QUE TE AMO
- NO MORE LONGING,
intercalados com as apresentações artísticas:
- Intervenção Cultural 1 - OLIVIA CRUZ
- Intervenção Cultural 2 - CAIO PORÃ
- Intervenção Cultural 3 - REBECCA GOTTO
16h - Chegada
16h a 17h - Acolhimento Psicológico
17h - Início da Sessão
19h a 20h - Debate
SOBRE OS FILMES
- CAPIM NAVALHA (Direção. Michel Queiroz)
Duração: 16min
Entre o fio da navalha e a raiz do capim, o filme nos transporta para um Nordeste onde a dureza da vida e a poesia do pertencimento se entrelaçam. Um curta de atmosfera densa e visceral que reverbera os gritos que muitas vezes foram calados.
- A DITA FILHA DE CLAUDIA WONDER (Direção. Wallie Ruy)
Duração: 30min
Uma homenagem à memória viva de uma das maiores figuras da cena trans e cultural do Brasil. Neste documentário-manifesto, Walie Ruy se afirma como herdeira política e afetiva de Claudia Wonder, traçando pontes entre passado e futuro em uma performance de afirmação radical.
- SE EU TÔ AQUI É POR MISTÉRIO (Direção. Clari Ribeiro)
Duração: 22min
Delicado e enigmático, o filme é uma travessia sensível pelos mistérios do existir trans. Com uma linguagem experimental e poética, Clari Ribeiro nos convida a decifrar silêncios e a escutar os ecos do que ainda está por vir.
- MODELO MORTO, MODELO VIVO (Direção.Leona Jhovs e Iuri Bermudes.)
Duração: 26min
O filme narra a trajetória de Manuela, uma mulher trans e artista, que ao participar de uma oficina de desenho de modelo vivo, desperta para sua própria beleza e potência. Essa experiência a impulsiona a enfrentar os desafios cotidianos com coragem e determinação, explorando temas como identidade, transfobia e empoderamento transfeminino.
- PRECISO DIZER QUE TE AMO (Direção. Ariel Nobre)
Duração: 13 min
O filme aborda a resiliência e a luta contra o suicídio entre pessoas trans, explorando suas relações com o corpo, a vida e o sagrado. Através de relatos de Aretha Sadick, Yago Neres, Deniell Bircol e do próprio Ariel Nobre, a obra busca uma cura interior tanto pessoal quanto coletiva.
- NO MORE LONGING (Direção. Jaime Jobim e Connor O'Keefe.)
Duração: 15min
Sete anos após se mudar do Brasil para a Califórnia em busca de sua paixão pela música, e quatro anos após iniciar a terapia com testosterona, Jaime Jobim embarca em uma jornada para encontrar sua nova voz. O filme explora sua busca contínua por identidade e expressão artística, enquanto enfrenta um futuro incerto e a saudade de casa. "No More Longing" é um retrato rítmico de um artista em constante transição, tanto geográfica quanto pessoal, buscando uma voz que seja verdadeiramente sua. O filme tem sido reconhecido por sua abordagem sensível e artística na representação da experiência transmasculina e da busca por identidade através da música.
Ficha-técnica
- Vinicius Reis Azevedo - Produtor Executivo
- Charlotte Wescla Vasconcelos Braga - Curadora Cultural
- Manoela Thomas da Silva Menandro - Diretora de Produção
- Phillipa Mbundu Ribeiro da Silveira - Tradutora de Libras
- Roberta da Silva - Consultora de Acessibilidade
- Céu Pozzali - Psicóloga
Patrocínio
SECEC e RIOFILME
Realização
VIBE RIO PRODUÇÕES