Pular para o conteúdo principal
Notícia

Retrospectiva 2025, da TV Globo, terá como cenário os espaços históricos do Centro Cultural Justiça Federal

Publicado em:
29/12/2025
Mulher adulta, de pele clara, sorrindo, em pé no centro de uma escadaria elegante. Ela tem cabelo curto e escuro e usa um vestido longo azul, de um ombro só. Apoia as mãos no corrimão dourado da escada, com postura confiante. O ambiente é interno, sofisticado, com grades ornamentais em ferro e um grande vitral colorido ao fundo, sugerindo um edifício histórico ou cultural.
A apresentadora Sandra Annenberg, na escadaria principal do CCJF. Foto: Fábio Rocha/Globo

Há décadas, no final do ano, muitos brasileiros se juntam em frente à televisão para assistir, na TV Globo, ao programa especial Retrospectiva. Ali, conseguimos relembrar os principais fatos que aconteceram no Brasil e no mundo no ano que passou. Uma verdadeira viagem no tempo carregada de informação, emoção e contexto.

Este ano, para o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e seus admiradores, a Retrospectiva 2025, que vai ar dia 30 de dezembro, terça-feira, será ainda mais especial e inesquecível. Pela primeira vez, o Centro Cultural, local histórico que foi sede do Supremo Tribunal Federal (STF) até 1960, tem a honra de ser o palco da gravação do programa.

Com as chamadas para fatos que marcaram 2025, apresentadas pela jornalista Sandra Annenberg, os espectadores poderão conhecer mais dos nossos vários espaços, verdadeiras joias da arquitetura eclética, tombados pelo patrimônio histórico nacional. Entre eles, a entrada principal emoldurada com as enormes portas de madeira, talhadas com lindos afrescos, a escadaria em mármore, empoderada pelo grande vitral da Deusa da Justiça e a Sala de Sessões, que abrigou importantes julgamentos enquanto sede do STF, entre eles os Habeas Corpus de Olga Benário e Rui Barbosa, relevantes acontecimentos para a história jurídica brasileira.

Para o Centro Cultural Justiça Federal, o ano de 2025 foi um verdadeiro sucesso, com muitas conquistas, recheado de programação de primeira qualidade para todos os públicos. Fechar o ano nas telas, em um dos mais renomados programas de TV do país, enche de orgulho e reforça o compromisso da equipe do CCJF por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural. Além disso, é um convite para a entrada de 2026, ano em que o Centro Cultural comemora 25 anos.

Então, fica o convite: amanhã, dia 30 de dezembro, depois da novela Três Graças, a dica de ouro é chamar a família e os amigos para assistir a Retrospectiva 2025 na Globo.