Pular para o conteúdo principal
NewsletterLogomarca VITRAL CULTURAL

O Samba em cena

Publicado em:
11/11/2024
A imagem mostra um grupo de seis músicos tocando em um palco, provavelmente em um evento dedicado ao samba. Eles estão sentados em frente a uma tela de projeção que exibe o título “Matéria Prima: Samba” dentro de uma ilustração de pandeiro. Cada músico está com um instrumento típico do samba, como pandeiro, cavaquinho, violão e tantã, e alguns deles cantam ao microfone. A cena transmite um clima de descontração e celebração da música brasileira, especialmente do samba.
Músicos e compositores do Cine Samba tocam clássicos na apresentação do evento, no CCJF.

O samba é um dos principais gêneros musicais do Brasil, com uma rica história e grande importância cultural. Em celebração a esse movimento, surge o Cine Samba, evento que chega à sua segunda temporada no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), com a exibição do documentário Matéria Prima: Samba, além de debates e apresentações de renomados músicos e compositores.

O documentário destaca projetos de rodas de samba autorais e inéditas, visando dar visibilidade a talentosos poetas e compositores que, infelizmente, ainda estão fora do alcance do grande público. Além disso, o filme oferece aos admiradores do samba a oportunidade de conhecer em primeira mão letras e melodias desses artistas. As sessões contam com legendas em inglês e intérpretes de Libras para tornar o evento mais acessível.

 

Haroldo Cesar, sambista, compositor e idealizador do evento, explica que o Cine Samba é um verdadeiro tributo à arte de compor. Ele observa que o público, em sua maioria já amante do samba, se mantém atento e participativo. O músico também destaca que a programação diferenciada vem atraindo pessoas interessadas em conhecer mais artistas talentosos e suas obras.

Em 23 de novembro, uma nova sessão — a última do ano —, será realizada no Cinema do CCJF, desta vez como parte da Mostra Cultural Consciência Negra, um evento que celebra a diversidade e a riqueza da cultura afro-brasileira. Além de promover o diálogo sobre questões de raça, identidade e resistência, o evento convida o público a refletir sobre a história e cultura negra no Brasil. Não perca a oportunidade de prestigiar a última apresentação da temporada, venha conferir!