
Notas e Curiosidades
Você sabe quais materiais compõem a escadaria principal do CCJF?
A escadaria principal do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), produzida em Glasgow, na Escócia, chama a atenção e encanta os visitantes. Construída em ferro fundido, possui corrimão de latão e degraus de mármore Carrara, tipo de mármore de alta qualidade branco ou de azul-cinza extraído da cidade de Carrara, localizada na ponta mais ao norte da atual Toscana, Itália.
Foi adquirida por catálogo e montada no edifício, tornando-se um dos símbolos do espaço. Essa verdadeira obra de arte cria um belo conjunto com o vitral da deusa Justiça, situado após o primeiro lance de degraus da escada.
Você já reparou em todos os detalhes dessa linda escadaria do Centro Cultural? Se não, venha nos visitar e conferir de perto!
A etapa de habilitação do Prêmio Quis Ego Sum, concurso para descobrir a figura histórica apagada em parede da Sala de Sessões, foi concluída.
As inscrições consideradas habilitadas seguem para avaliação das propostas pela comissão avaliadora. As não-habilitadas tem até 15 de outubro para apresentar recurso com argumentos a seu favor.
Os participantes foram comunicados individualmente, via e-mail, sobre o resultado da análise documental.
Para encerrar em grande estilo as atividades extras do FotoRio 2025, o fotógrafo Juvenal Pereira contará ao público, no próximo dia 22, relato de experiência sobre a cobertura do funeral do Presidente Juscelino Kubitschek em Brasília, ocorrido em 1976.
Na ocasião, além de imagens complementares à exposição, Juvenal vai compartilhar também suas impressões pessoais sobre o acontecimento histórico.
A atividade é gratuita, às 18h, na Sala de Cursos do CCJF. Além de Juvenal, autor da exposição O povo leva…O povo leva…Funeral de JK, o evento contará com a participação de Ana Mauad, historiadora e professora do Programa de Extensão do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (Labhoi-UFF) e mediação de Milton Guran, antropólogo, fotógrafo e curador do FotoRio. Venha prestigiar!