Festival do Rio 2024: parceria e democratização do cinema
Neste ano, a concorrida gala de abertura do Festival ocorreu de forma concomitante no Cine Odeon e no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). A programação no Centro Cultural foi oferecida gratuitamente durante todo o evento e contou com mostras como: Cine Memória LUPA, Cinema Circulação e Cinema Capacete - Filmes de Artistas.
Ana Rachel, produtora do evento que estava presente no dia da abertura, afirma que tudo ocorreu da melhor forma possível. “Várias pessoas fizeram questão de se deslocar do Odeon ao CCJF para poder prestigiar a pré-estreia do filme premiado em Cannes, de Emilia Pérez. Foi possível ver um público diverso, engajado e até fiel, uma vez que muitas pessoas vinham ao local mais de uma vez”. Ana destaca também que o retorno do público foi positivo, com elogios às exibições e à organização do evento. Foi possível perceber, inclusive, grande expectativa para a próxima edição do festival.
Além disso, a produtora se diz extremamente privilegiada por poder participar do evento. “Foi gratificante fazer parte de uma equipe tão dedicada a receber o público, colaborar para o fomento da cultura na nossa cidade e fazer da experiência de todos a melhor possível a ponto de fazê-las quererem retornar no ano que vem”, celebra Ana.