Pular para o conteúdo principal
NewsletterLogomarca VITRAL CULTURAL

Festival do Rio 2024: parceria e democratização do cinema

Publicado em:
11/11/2024
A imagem mostra uma sala de cinema escura com várias pessoas sentadas assistindo a um filme. A tela à frente exibe uma cena colorida de um ambiente interno, onde há duas pessoas e uma legenda em inglês na parte inferior, que diz: “Excuse me, good morning, Tuca.” As cabeças das pessoas na plateia aparecem em silhueta contra a luz da tela. O ambiente transmite uma atmosfera tranquila e imersiva, típica de uma sessão de cinema.
Público prestigiando filme do Festival do Rio 2024, no Cinema do CCJF.
Outubro também trouxe o Festival do Rio, festival internacional de cinema que acontece no Rio de Janeiro desde 1999, que teve sua 26ª edição realizada entre os dias 3 e 13 de outubro. Como parte essencial do calendário cultural carioca e referência para profissionais do audiovisual, o evento é conhecido por apresentar, em primeira mão, filmes aclamados dos principais festivais internacionais, além de promover uma melhor visibilidade da produção audiovisual brasileira. Ao todo, 12 cinemas receberam as sessões em um total de 22 salas, onde foram exibidos cerca de 250 títulos nacionais e internacionais. 


Neste ano, a concorrida gala de abertura do Festival ocorreu de forma concomitante no Cine Odeon e no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). A programação no Centro Cultural foi oferecida gratuitamente durante todo o evento e contou com mostras como: Cine Memória LUPA, Cinema Circulação e Cinema Capacete - Filmes de Artistas.


Ana Rachel, produtora do evento que estava presente no dia da abertura, afirma que tudo ocorreu da melhor forma possível. “Várias pessoas fizeram questão de se deslocar do Odeon ao CCJF para poder prestigiar a pré-estreia do filme premiado em Cannes, de Emilia Pérez. Foi possível ver um público diverso, engajado e até fiel, uma vez que muitas pessoas vinham ao local mais de uma vez”. Ana destaca também que o retorno do público foi positivo, com elogios às exibições e à organização do evento. Foi possível perceber, inclusive, grande expectativa para a próxima edição do festival.


Além disso, a produtora se diz extremamente privilegiada por poder participar do evento. “Foi gratificante fazer parte de uma equipe tão dedicada a receber o público, colaborar para o fomento da cultura na nossa cidade e fazer da experiência de todos a melhor possível a ponto de fazê-las quererem retornar no ano que vem”, celebra Ana.