Pular para o conteúdo principal
VitralLogomarca VITRAL CULTURAL

Encontro com a nona arte: HQs que superam fronteiras territoriais e encantam fãs

Publicado em:
11/09/2024
Fotografia de quatro histórias em quadrinhos europeias. As capas são coloridas, com escritos, entre eles Umpa-Pá e os Piratas, O Homem da Estrela de Prata e o Ditador e o Cogumelo. Ao lado deles, bonecos.
Histórias em quadrinhos expostas no evento sobre o tema, na Sala de Sessões do CCJF

No mês de agosto, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) abriu suas portas para um encontro com a Nona Arte, as famosas histórias em quadrinhos. No dia 24, Paulo Henrique de Góes Tirre, mais conhecido como PH — apresentador da rádio Positividade FM e do canal do YouTube Eurocomics —, mostrou as origens e o panorama atual das HQs na Europa, destacando também o nome de alguns brasileiros que sabem muito sobre o assunto. Um dos grandes conhecedores da nona arte, Ricardo Leite — designer e quadrinista brasileiro, vencedor do troféu HQMix —, foi um dos convidados desse evento. Ele trouxe para a discussão temas tratados em uma de suas principais obras, Em Busca do Tintin Perdido, livro tributo com 10 capítulos em que o autor homenageia os autores de quadrinhos, que estimularam sua imaginação e o ensinaram a sonhar.

Organizado na Sala de Sessões, o encontro foi uma verdadeira aula de HQs. Apesar do foco no cenário dos quadrinhos europeus, a conversa seguiu dialogando também com o nosso país. Foram apresentadas obras de autores estrangeiros que os amantes de HQs daqui nunca tiveram a oportunidade de folhear— ou seja, histórias inéditas aqui no Brasil —, além de outros quadrinhos mais conhecidos. PH também dividiu com a plateia um pouco da história de como começou a parceria do seu canal com algumas editoras nacionais e europeias, trazendo momentos memoráveis do Eurocomics, como entrevistas com autores, roteiristas, e até com os cantores Ed Motta e Nando Reis — grandes fãs de histórias em quadrinhos. Foram exibidos também trechos da websérie Expedição BD: Em Busca da Nona Arte , vídeos gravados na França e na Bélgica que mostram o mundo dos quadrinhos europeus.

Somado ao bate-papo, foram expostas HQs do acervo do CCJF —montado a partir de doações da Desembargadora Salete Macalóz— e do próprio PH, além de colecionáveis bonecos exclusivos de personagens de HQs europeias, feitos pelos artistas Clebio Santos de Melo e Selmo Wander.

Fotografia de dois homens brancos, um deles grisalho. Ambos usam óculos de grau e sorriem. Cada um tem uma das mãos estendidas, levantadas até a altura do peito. O homem da esquerda usa camisa de mangas curtas brancas com uma logomarca azul; o outro usa casaco e camisa marrom/cinza.

PH, organizador do encontro, com o humorista e também fã de HQs, Fernando Caruso, presente no evento

Depois de escutar o anúncio do evento na Positividade FM, o humorista Fernando Caruso, enorme fã da nona arte, também fez questão de prestigiar o encontro no CCJF. Segundo o organizador, PH, o evento foi um sucesso. “O ambiente clássico [da Sala de Sessões] combinou inteiramente com o tema de minha palestra e com a de meu convidado, Ricardo Leite. Percebemos que o público presente adorou esse vento, produzido por Marcia Liporage, em que pudemos discutir o universo da nona arte, mostrar entrevistas com os cantores Nando Reis e Ed Motta, além de exibirmos vídeos que gravamos no exterior, mostrando esse mundo dos quadrinhos europeus”. O encontro foi um grande passo para a nona arte se tornar objeto de discussão para além das paredes históricas do Centro Cultural Justiça Federal.