Pular para o conteúdo principal
Notícia

Em visita orientada, CCJF recebe a Sociedade Bíblica do Brasil, no âmbito do programa para pessoas com deficiência visual

Publicado em:
10/04/2025
Duas pessoas tocam uma pintura antiga e desgastada em uma parede ornamentada, provavelmente em um museu ou prédio histórico. Uma das mãos é de pele escura e está em contato direto com a pintura, enquanto a outra mão, de pele clara, repousa suavemente sobre a mão anterior, sugerindo orientação ou apoio tátil. A parede ao fundo é decorada com molduras e outras obras de arte.
Por meio do tato, entre outros sentidos, visitantes deficientes visuais conhecem mais da história do CCJF

Nos dias 8 e 10 de abril, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) recebeu membros do Projeto Acolher DV, da Sociedade Bíblica do Brasil, que trabalha com pessoas com deficiência visual, em uma visita orientada no espaço histórico. Com aproximadamente duas horas e meia de duração, as visitas, conduzidas pela equipe do Setor Educativo do CCJF, cumpriram o seu objetivo: fazer com que deficientes visuais tenham acesso a espaços socioculturais.

Os convidados não apenas escutaram a história detalhada de todos os cantos do CCJF, como também tatearam cada pedacinho do que foi apresentado a eles. A curiosidade a cada informação vinha em forma de pergunta, seguida de ouvidos atentos de todos os presentes. As visitas seguiram o roteiro de uma apreciação artística, que pode ser vista, mas, além disso, também pode ser ouvida e experimentada de várias outras formas, inclusive por outro sentido, o tato.