Pular para o conteúdo principal
Notícia

CCJF doa 400 livros de artes para biblioteca do presídio feminino Talavera Bruce

Publicado em:
28/10/2024
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de leitura. Na parte de trás, algumas pessoas adultas estão sentadas em bancos e cadeiras próximas a uma estante cheia de livros. Na frente, crianças ou adolescentes estão sentados no chão, de costas para a câmera, aparentemente ouvindo uma pessoa que segura um papel. A parede ao fundo está decorada com cartazes coloridos e escritos. A cena parece retratar um momento de aprendizado ou leitura em grupo, em um ambiente acolhedor e educativo.

Na última segunda-feira, dia 21, a estante de livros que ocupa uma parede inteira de uma sala do presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu, no Rio de Janeiro, ganhou uma coleção e tanto. São mais de 400 volumes de livros de arte visuais, reunidos por meio de uma campanha de doações realizada pelo Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) durante meses. O acervo se junta à pluralidade de obras literárias que já se encontram por lá — disponibilizadas pelo projeto História Além Muros, uma iniciativa da Sapoti Projetos Culturais — que vem ajudando a trazer momentos de reflexão e conhecimento às internas da penitenciária. “A coleção recém-doada inclui livros que abordam desde a arte renascentista até a arte contemporânea brasileira. São diferentes épocas, movimentos artísticos e artistas da história da arte”, explica Evandro Salles, curador do CCJF e responsável pela seleção das obras para a biblioteca do Talavera Bruce.

​Idealizado pela escritora Daniela Chindler, o projeto História Além Muros, que acontece desde 2021 no presídio feminino Talavera Bruce, oferece às detentas, três vezes na semana, duas vezes ao dia, leituras mediadas por educadoras. No encontro, elas debatem sobre autores e realizam atividades ligadas ao tema da vez. Com os livros de arte, a ideia é reforçar o conhecimento como ferramenta de ressocialização e desenvolvimento de habilidades nas internas e, além disso, estimulá-las a ter um olhar mais atento aos temas artísticos.  A entrega do acervo de arte, realizada no dia 21 de outubro, contou com a presença da diretora-geral do CCJF, Simone Schreiber, Evandro Salles, Daniela Chindler e Cynthia Schirm, chefe do Setor Educativo e Exposições do CCJF.