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Resultado da Seleção de Projetos

Após análise da Comissão de Avaliação dos projetos enviados de acordo com o Regulamento Geral para Apresentação de Projetos, o Centro Cultural Justiça Federal torna público o resultado da seleção dos classificados para a pauta de 2026. Vale ressaltar que a Comissão de Avaliação foi constituída por servidores do CCJF e por especialistas externos convidados. A seleção levou em conta os critérios de originalidade, relevância e qualidade, impacto social e cultural, clareza e coerência na elaboração do projeto, considerando a disponibilidade de pauta do CCJF. No caso de desistência ou cancelamento que impeça a execução de um projeto classificado, o CCJF poderá convidar outros proponentes inscritos no Regulamento Geral – 2026.

    • A Cura da Terra (Ludimila D Angelis)
    • A Hora do Boi (Oriente Produções Artísticas Ltda)
    • Aqueles Cartões que Guardei Comigo (Gustavo Weikersheimer)
    • Abdias do Nascimento (Evoé Produções Artísticas Ltda)
    • Bruta Flor (Tres Tons Visuais Filmes Ltda)
    • Cachorro! (Julia Raposo de Almeida Vasconcelos)
    • Caminhos de Esperança (Deolindo Rodrigues Garcês)
    • “Café, Almoço, Jantar” (Ivan Luiz Fernandes)
    • Cícero - A Anarquia de Um Corpo Santo (Samir Murad Melhem)
    • Clarice e Nelson - Um recorte biográfico a partir de entrevistas (Carol Cezar Producoes Artisticas e Negocios Ltda)
    • Cordélia Brasil (Paula de Melo Goja / Persona Produções)
    • Era Uma Vez Um Tirano (Instituto Cultural Cerne)
    • Elas Ganham Voz (Juliana Cristina Iurk)
    • Elipa — Filipa (Waleska Fonseca Areas)
    • Fim de Tarde (Maria Alice Silvério Lima)
    • Minha Vida por um Palco (Mm - Halfim Producoes Artisticas Ltda)
    • Na Casa do Rio Vermelho - O Amor de Zélia e Jorge (Lamparina Produções Culturais Ltda)
    • O Grande Círculo (Ponto de Mutação Produções Artísticas Produção Musical Ltda)
    • Se eu fosse eu - Clarices (Rosanna Ferreira Viegas)
    • Sombras no Final da Escadaria (Teatro da Gente Produções Artísticas)
    • Terminal (Fenix Produções Artisticas Ltda)
    • Diários de Classe (Fernanda Morais Monteiro Carneiro)
    • Entre Utopias e Distopias (Filipe Luiz Oliveira da Costa)
    • Formação N. 1 | 4ªed do Programa Educativo Cultural de Práticas Antirracistas e Contraloniais da Rede Museologia Kilombola (Rede Museologia Kilombola)
    • Geoprópolis Bioacústico II (João Manoel de Joinville Carvalho Machado)
    • Insetos Sagrados (Lucio Volpini)
    • Morro pela boca, vivo pelos olhos (Juan Jorge Santos Oliveira Pinto)
    • Sfumatto Amazônico (Erica Modesto de Almeida)
    • Unboxing (Patrícia Figueiredo Pedrosa)
    • A Arte das Palavras e das Imagens (Patrícia Velloso de Mello)
    • A Arte de Escrever Cartas: desenvolvendo o autoconhecimento através da escrita (Vanessa Maria Guimarães Toledo da Silva)
    • A última palavra sobre a arte. Uma visão panorâmica da arte conectada à literatura artística. (Alberto Cipiniuk)
    • A Voz das Palavras - oficina de oralidades (Andreia Fernandes Soares Leite)
    • Como produzir um podcast: Acertos e Desafios - Emd (Elizângela Pereira Brito Belther)
    • Contos de Fada (s) Brasileiros: eles existem? (Escritoras Mundialmente desConhecidas)
    • Cores no céu e versos ao vento (Luciana Belém de Araújo)
    • Curso Retrato Falado do Microconto (Cecilia Martha Botana)
    • Da Palavra ao Livro – Caminhos de Mulheres (Elaine Cristina Vasconcelos de Araujo Brito)
    • Das mãos saem versos e gravuras (Luciana Belém de Araújo e Roberto Nunes Bittencourt)
    • Disseminário: desconstrução, psicanálise e literatura – estranhas familiaridades (Diogo Barros Bogéa)
    • Encadernando Memórias & Contando Escrevivências (O Desdobrar das Histórias)
    • Enciclopédia da Vida: oficina de escrita e memória (Vanessa Maria Guimarães Toledo da Silva)
    • Encontros de Poesia e Filosofia: leitura de Poemas como Aprendizado para uma Vida Examinada (Erick Felinto de Oliveira)
    • Escuta, Desejo e Escrita – práticas de investigação criativa (Isabelle Borges Siqueira)
    • Escrevendo a menopausa: ficções possíveis (Juliana Alvim de Oliveira)
    • Escrever-se: Escrita Criativa e Autoconhecimento (Vanessa Maria Guimarães Toledo da Silva)
    • Esses Pequenos Notáveis - Oficina de Leitura e Escrita de Textos Minimalistas (Cecilia Martha Botana)
    • Literatura, Coragem e Autonomia: Mulheres e Dinheiro em Cena (Morgana Pereira de Melo (Amôda))
    • Livros curtos e intensos 2026 (Juliana Nascimento Berlim Amorim)
    • Memórias em Palavras – Oficina de Escrita a partir de Imagens (Vanessa Maria Guimarães Toledo da Silva)
    • Mulheres na escrita e Saúde Mental (Nicole Ayres Luz)
    • O Amor em Nós: Oficina de Escrita Criativa para Mulheres Negras (Ingred de Jesus dos Santos)
    • O Rio de Janeiro de Manuel Bandeira (Raquel Oliveira de Castro)
    • Ocupação Poética (Paulo Roberto Sabino Lima Junior)
    • Oficina de contação de histórias: brincando com as histórias (Luciana Belém de Araújo)
    • Oficina de Mediação de Rodas de Leitura (Denise Galdino da Silva Rangel)
    • Os escritores nordestinos no Rio (Nilane Soares Costa)
    • Seu Carnaval – Salve, Xangô da Mangueira! (Clóvis Correa de Andrade)
    • Somos todos sádicos: Marquês de Sade e o sadismo (Nicole Ayres Luz)
    • 10º Festival Ecrã (Cara Feia Producoes Ltda.)
    • Arder // Mostra de Cinema Cuir Latino-Americano (Claroscuro Cine)
    • Black Queer Festival - 2ª Edição (Alexander Leandro Silva)
    • Cineclube Leila Ribeiro (Cineclube Leila Ribeiro/UNIRIO)
    • Cineclube Pajubá (Rafael Ribeiro de Castro Moraes)
    • Circuito Conexão de Festivais de Cinema Esportivo 2026 (Conexão Cultural Serviços Ltda)
    • Ecos de 92, do Rio a Belém (Renata Batista Amorim)
    • Festival Tendy Koatiara (Verama Produções Ltda)
    • Fidrio & Link 2026 (Donna Produções Ltda)
    • Mostra de Cinema de Experimentação Fluminense (Felipe Souza Menezes Moraes / Coletivo Mo Filmes)
    • Mostra Anti-Cinema (Rosana Andrade Afonso)
    • Mostra de fotofilmes e o ensino de História da Música no Brasil: uma imersão imagética e sonora em arquivos históricos e musicais (Shéron Joyce Díaz Morales)
    • Mostra O Brincar no Cinema (Salamandra Realizações Artísticas e Cinematográficas Ltda)
    • O que move a Cruzada — Exposição e audiovisual (Milhontino Produções)
    • Realidade: As Crônicas de Costelipe (Filipe Luiz Oliveira da Costa)
    • Torre das Donzelas: Memórias e resistências de presas políticas (Maiara Aquino Vilela)
    • Vem Ver - Mostra contínua de Curtas metragens brasileiros (Eduardo Segura / República da Banana Entretenimento & Produções Artísticas)
    • Afetos Cítricos (Artur das Graças Dias)
    • Água de Lua (Ouro Verde Cultura Ltda)
    • Barroco: Sons do Passado (Kristina Neves Augustin)
    • Brasuca - Lançamento do novo álbum do sexteto Ordinarius (Maira Horta de Sá Martins)
    • Cabocla a força da mulher (Lisiane da Silva Dias)
    • Castro Alves, em Romance Moreno e Outras Canções (Cem Encenacões Produções Artisticas Ltda)
    • Conversa de Flautas (Naomi Kumamoto)
    • Diálogos (trans)versos (Patrícia Soares de Resende)
    • Domenico Botelho Ensemble: Show Paisagens Sonoras (Domenico Chinaglia Leta Botelho)
    • Duo Ferreira Richter (Duo Ferreira Richter)
    • Festival Av-Rio 25 Anos (Nicolas Lehrer de Souza Barros)
    • Folia de Reis do Sertão Carioca (Isabel Bonna)
    • Guanabara São Francisco (Lienne Aragão Lyra)
    • Infinitos Encontros (Julie Hellen Weingartner)
    • Janelas Sonoras do Violão - Novos Compositores (Mario da Silva Junior)
    • Julie Wein e Cello Cascino interpretam Jobim e outras bossas (Marcello Soares Cascino)
    • Magnífica Máquina Maldita ao Vivo (Eduardo Seabra de Lima)
    • Nobreza da Maré - Anna Paes e Carlos Chaves em duo de voz e violão: um passeio pelo choro-canção, das origens aos dias de hoje (Madama Produções Artísticas)
    • Novos Caminhos — Ian Coury & Igor Souza (Im7 Producoes Musicais Ltda)
    • Outra Navegação (Miguel Rabello Bastos)
    • Orquestra Caipirando - Alma Carioca de Viola (Henrique Gonçalves Bonna)
    • Orquestra Filarmônica Fluminense - Rock in Concert (Jfrp Consultoria)
    • Orquestra Mil Tons: Mil Tons de Milton (Clarice Francalanci Pessoa)
    • Ponteiro - Katarina Assef (Katarina Mattos Assef)
    • Prelúdio 21 - Música do Presente (Marcelo Carneiro de Lima)
    • Rocino Crispim e Regional Caboclo Tocam Luiz Americano (Rocino Crispim da Silva)
    • Série Cordofones 2026 (Nicolas Lehrer de Souza Barros)
    • Série Violões da AV-Rio 2026 (Nicolas Lehrer de Souza Barros)
    • Show "Brasil Plural" com os Grupos Triar e Vozerê (José Armesino Rodrigues Neto)
    • Show - Orquestra de Flautas da Casa do Choro - 10 anos! (Vilma Helena Ribeiro)
    • Som das Vielas (Escola de Música da Rocinha)
    • Tributo à Anastácia: 85 anos da rainha do forró (Lucas Ferreira Guimarães Rabelo)
    • Vitrine Musical Unirio (Sérgio Azra Barrenechea)
    Avaliadores Convidados

    Adilson Florentino 

    Professor titular aposentado da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC - Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, de 1993 a 2022. Possui Pós-Doutorado em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Doutorado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Coordenou o Grupo Diretório de Pesquisa do CNPq intitulado Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro, Educação e Epistemologia (GETEAP); coordenou o Curso de Graduação de Licenciatura em Teatro da UNIRIO; coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC - Mestrado e Doutorado) da UNIRIO. Também atuou como Coordenador da Graduação em Pedagogia, na modalidade a distância, da UNIRIO; como Vice-Coordenador da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD-UNIRIO), como Coordenador do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UNIRIO e como Coordenador Geral do Conselho Gestor do Curso de Pedagogia a Distância do Convênio UNIRIO/Universidade Pedagógica de Moçambique. O escopo de sua pesquisa e docência gravita em torno das temáticas situadas no campo das Pedagogias do Teatro/Artes Cênicas, com ênfase na formação de professores e profissionais de Teatro/Artes Cênicas no Brasil (atores, cenógrafos, figurinistas, etc), num diálogo permanente entre arte, cultura e sociedade. É autor de diversas publicações no campo da pedagogia do teatro e das artes cênicas e um dos organizadores do livro “Cartografias do ensino do teatro”. 

    Artur Malheiro 

    Artur Malheiro é ator e dramaturgo, com formação pela Escola de Teatro Martins Pena, no Brasil, e pela ACT - Escola de Actores, em Portugal. Tem pós-graduação em escrita e Mestrado em Artes Cénicas pela Universidade Nova de Lisboa. Pela mesma universidade, cursa o Doutorado em Ciências da Comunicação, na vertente Linguagens Cênicas. É também jornalista, historiador e Mestre em História. No teatro, foi Coordenador de Comunicação do FESTLIP - Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa. Em Portugal, foi dirigido por Pedro Carraca, em "Itália-Brasil 3 x 2"; por António Pires, em "Santa Joana dos Matadouros" e "Fantasmas de Shakespeare"; e Elsa Valentim, em "O meu pé de laranja lima", pelo Teatro dos Aloés. Atuou em peças como "Os 3 Mosqueteiros", "A Aurora da Minha Vida", "Coriolano", "Zé - Desventuras de um homem mediano", "O Autor", entre outras. Além disso, participou das novelas "A Promessa", "Ouro Verde", e das séries "Até que a vida nos separe", "Ao largo" e "Codex 632". É doutorando em Ciências da Comunicação, na vertente Linguagens Cênicas, da Universidade Nova de Lisboa.

    Isabel Portella

    É graduada em museologia pela Unirio, com especialização em História e Arquitetura do Brasil pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Crítica e História da Arte, pela Escola de Belas-Artes/UFRJ. Atualmente é coordenadora e curadora da Galeria do Lago Arte Contemporânea do Museu da República/Ibram. Conselheira do Prêmio Pipa  de 2024, com vários textos críticos em publicações (catálogos, periódicos e livros). Curadora de várias  exposições, entre as quais estão: Intervenções Urbanas Bradesco —ArtRio 2015 e 2016; “Aquilo que nos um”, no Centro Cultural da Caixa Federal/SP  e “Uma casa toda sua”, Museu Casa Eva Klabin (2024). Integrou a curadoria do Projeto Decorporeidade: Poéticas Artísticas da Deficiência (2022), selecionado no apoio às artes da DGArtes, Portugal. Escreveu um capítulo sobre acessibilidade no livro Hackeando o poder (2023), de Panmela Castro.

    José Dias

    Cenógrafo e professor emérito da Escola de Teatro da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), onde leciona e orienta projetos.

    Ao longo de mais de cinco décadas de trabalho, já participou de mais de 400 espetáculos, no Brasil e no exterior. No cinema, também atuou como cenógrafo ou diretor de arte em mais de 25 filmes, entre longas, curtas e comerciais.

    Também atuou como consultor técnico para a construção, reforma e adaptação de teatros — já foi envolvido em projetos para dezenas de casas de espetáculo no Brasil, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro João Caetano, Teatro Villa-Lobos, entre outros. 

    Recebeu diversos prêmios — como Molière, Shell, Mambembe, entre outros — além de várias indicações. Em 2003, foi agraciado com a Medalha Pedro Ernesto pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

    Dedicou-se a uma extensa pesquisa sobre a história das casas de espetáculo do Rio de Janeiro, resultando no livro "Teatros do Rio: do século XVIII ao século XX".

    Juliana Pereira

    Graduada em Produção Cultural e Produção de Rádio e TV, com pós-graduação em “Arte e Cultura” e “Marketing Digital". Com atuação na produção de projetos para grande patrocinadores e como pareceria técnica de Editais. Analista Cultural dos CCBBs BH (2013-15) e RJ (desde 2015), atualmente é responsável pela programação de Música (teatros e áreas externas).

    Mariana Reade

    Roteirista, diretora e empreendedora cultural com atuação em literatura, audiovisual e terceiro setor. Formada pela ECA/USP, pós-graduada em Filosofia Contemporânea (PUC-Rio) e com MBA em Jornalismo, desenvolve projetos que integram diversidade, impacto social e direitos humanos.

    Em 2025, estreou no Festival É Tudo Verdade com o curta Cartas pela Paz, em que crianças de favelas do Rio reivindicam o direito de brincar e estudar. Em 2024, lançou a coleção infantil Quem Sou Eu?, distribuída em escolas públicas, abordando temas como deficiência, racismo, migração e insegurança alimentar.

    Ao longo de 18 anos na TV Globo, colaborou na criação de conteúdos com nomes como Regina Casé, Guel Arraes, Hermano Vianna, Pedro Bial, Lázaro Ramos, Maria Adelaide Amaral e Flávia Lins e Silva, em projetos voltados à diversidade e inclusão. Também foi autora de campanhas do Criança Esperança e dirigiu documentários para ONU e Banco Mundial. Participou do Laboratório de Narrativas Negras, viveu no Haiti como representante da ONG Viva Rio e segue atuando em iniciativas de educação e literatura voltadas à infância e impacto social.

    Mauro Trindade

    Trindade é professor de Teoria e História da Arte no Instituto de Artes da UERJ (IART/UERJ), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IART/UERJ e coordenador do Núcleo de Fotografia da UERJ.
    Como curador, realizou diversas exposições em espaços públicos e galerias, como na Caixa Cultural, nos Centro Cultural Justiça Federal, Parque das Ruínas, Laurinda Santos Lobo, Galeria Movimento, Galeria Anna Maria Niemeyer, Galeria Anita Malfatti, Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos, Museu de Arte contemporânea (BA) e Museu de Arte da Bahia (BA), entre outros.
    Foi repórter, editor, colunista e crítico de diversos jornais e revistas. Publicou os livros Wolney Teixeira: O sal da terra (Documenta Histórica), Bidu Sayão: Uma biografia (Theatro Municipal do Rio de Janeiro/Faperj) e Meu Amigo Chico (Novo Ser).
    Organizou, com o professor Guilherme Bueno (UFMG), Hipóteses: Ensaios de arte e cultura (Nau). Com a professora Priscila Miraz (UFRB), organizou AHORA NOSOTRAS: artistas, poetas e pesquisadoras latino-americanas (Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Também assina diversos capítulos de outros livros.

    Rachel Lopes

    Jornalista, pós-graduada em Escrita Criativa pelo Instituto Camões, com formação em Psicanálise (Formação Freudiana) e MBA em Marketing (ESPM). Durante sua formação psicanalítica, debruçou-se sobre os escritos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector, experiência que orienta sua leitura crítica e sensível da literatura. Autora do Livro de Escrever (Mar de Ideias), propõe que todos podem transformar sua relação com as palavras. Criadora da oficina Terapia da Palavra, já reuniu mais de 1.500 participantes em experiências de escrita criativa que unem literatura, subjetividade e reflexão. Atua há mais de 18 anos em projetos editoriais e narrativos no Brasil e no exterior. 

    Sofia Ceccato

    Flautista, fez sua estreia internacional em maio de 2017, no Teatro Solis, interpretando a obra Masia Muju de Beatriz Lockhart com a Orquestra Filarmônica de Montevidéu, dirigida por Ligia Amadio. Estreou a obra no Brasil, em um concerto em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, acompanhada pela Orquestra Sinfônica Cesgranrio, na Sala Cecília Meireles. 

    Sofia é mestre em práticas interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduada em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e graduada em flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    É fundadora do Trio Capitu, grupo ganhador por duas vezes do Prêmio Funarte de Concertos Didáticos. O álbum de estreia, Novos Ventos, recebeu menção honrosa do site Embrulhador e foi finalista na categoria Revelação do 27o. Prêmio da Música Brasileira. Recentemente o Trio dividiu o palco do Festival Harmonia com Lenine, Roberta Sá e Carlos Malta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

    É integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2005 e primeira flautista da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro. 

    É integrante do Trio Capitu, Gaia Trio e Trio Ceccato, tendo se apresentado nas mais importantes salas e teatros do Rio de Janeiro e também pelo país, como Sala Cecília Meireles, Espaço Cultural BNDES, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes (RJ), Sala do Conservatório/Praça das Artes (SP), Casa Thomas Jefferson (DF), Casa da  Ópera (MG) e circuito SESC. 

    Sofia foi apresentadora e entrevistadora à frente do Partituras, programa dedicado à música clássica da emissora TV Brasil, onde recebia convidados nacionais e internacionais. Foi professora de flauta do Projeto UZINA, na Escola SESC de Ensino Médio no Rio de Janeiro, e atualmente leciona no projeto Orquestrando a Vida (Campos dos Goytacazes - RJ). Integrou o Programa Gestores 2022 promovido pela Sala Cecília Meireles/FUNARJ. 

    Wilson Branco

    Possui graduação em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Taubaté. Dedicou-se à educação como professor de Literatura no Colégio Novo Rumo.

    Como autor, é reconhecido por suas obras "Livro 7" (2010) e "Poemas de Gaveta" (2018). Sua produção textual também inclui a publicação de poemas no site "Crônica do Dia" de 2019 a 2021, e, a partir de 2021, em seu blog pessoal, "The House of Lord". Atualmente se prepara para a publicação de seu próximo livro, "A Ciranda dos Desesperados", com lançamento previsto para 2026.  

    O Centro Cultural Justiça Federal agradece profundamente a colaboração de todas e todos que integraram o grupo de avaliadores externos responsável pela análise dos projetos inscritos para compor a programação de 2026 - ano em que o CCJF celebra seus 25 anos de existência.

    A participação deste grupo, formado por profissionais que conhecem o CCJF por diferentes caminhos - uma ex-estagiária que hoje retorna oferecendo seu olhar técnico e sensível; curadores que já integraram nossa programação com propostas de grande relevância; artistas que marcaram nosso palco, nossas galerias e nossa memória; e o próprio idealizador do Teatro do CCJF - reafirma a potência de construir o futuro do Centro Cultural a partir de quem o viveu e o transformou ao longo dos anos.

    Agradecemos pela dedicação, pelo rigor, pela escuta atenta e pela generosidade com que cada avaliador contribuiu. O trabalho de vocês fortalece nosso compromisso de oferecer uma programação pública diversa, qualificada e socialmente relevante, alinhada ao papel institucional do CCJF.

    Que esta parceria continue inspirando e ampliando o diálogo entre o CCJF, a comunidade artística e o público que acompanha nossa trajetória.

    Avaliadores Internos
    • Clara Walsh
    • Clarice Biancovilli
    • Claudia Domingues
    • Elaine Pauvolid
    • Flávia Barros de Miranda
    • Thays Acaiabe
    • Zoraya Calheira