
com
Mestre Pedro Lima (percussões)
Marcelo Aragão (violão e percussões)
performances
Veronica Pereira
R$60 (meia R$30)
desconto de 50% para servidores do TRF2 e SJRJ

participações
Ana Paula Cruz (flauta)
Mestranda Juma (berimbau)
Joice Fernanda (berimbau)
Alcides Sodré (voz)
Débora Motta (voz)
Michele Agra (voz)
Sinopse
O espetáculo "Cantando Memórias pelos Direitos Humanos", com direção geral da cantora, compositora e berimbalista Zilá Lima, propõe uma travessia musical e poética por temas como liberdade, dignidade, diversidade e justiça social, conectando ritmos afro-brasileiros, ancestralidade e canções que ecoam resistência e esperança.
Ao lado de Mestre Pedro Lima (percussões) e Marcelo Aragão (violão e percussões), Zilá conta com a participação de Veronica Pereira em performances cênicas, além das musicistas convidadas Ana Paula Cruz (flauta), Mestranda Juma e Joice Fernanda (berimbaus). No coro, a força de vozes potentes: Alcides Sodré, Débora Motta e Michele Agra.
O espetáculo promove uma ação de acesso à cultura, promovendo a participação de moradores da comunidade de Nova Aurora, em Belford Roxo, reafirmando o direito à cultura como um direito humano fundamental.
Com um repertório que celebra a memória e abre caminhos para a transformação, "Cantando Memórias pelos Direitos Humanos" convida o público a um encontro pulsante de arte, inclusão, história, e emoção.
Programa
- Gira mundo – Autoria: Zilá Lima
- Odoyá – Autoria: Zilá Lima
- Ô de casa – Autoria: Zilá Lima
- Berimbau – Autoria: Zilá Lima
- Foi no Valongo – Autoria: Zilá Lima
- Chorou, banzo – Autoria: Zilá Lima
- Eu vi mamãe Oxum na cachoeira – Domínio público
- Flor d’água – Autoria: Zilá Lima e Saulo Ligo
- Conceição Evaristo – Autoria: Zilá Lima
- Saudade – Autoria: Zilá Lima
- Deixa o vento passar – Autoria: Zilá Lima
- Eu não ando sozinha – Autoria: Zilá Lima
- Peixinhos do mar – Domínio público
- Marinheiro só – Domínio público
- Jangadeiro – Autoria: Zilá Lima
- Nunca se deixe desanimar – Autoria: Zilá Lima
- Se eu for embora – Autoria: Zilá Lima
- Mãe África – Autoria: Zilá Lima
- Oni Saurê (Canto para Oxalá) – Domínio público
- Vou voltar pra Angola – Autoria: Zilá Lima e Tony Angola
Ficha-técnica
- Mestre Pedro Lima (percussões); e
- Marcelo Aragão (violão e percussões)
- Performances: Veronica Pereira
- Participações:
- Ana Paula Cruz (flauta)
- Mestranda Juma (berimbau)
- Joice Fernanda (berimbau)
- Alcides Sodré (voz)
- Débora Motta (voz)
- Michele Agra (voz)
- Direção geral e produção executiva: Zilá Lima
- Apoio: Cely Leal
Minibios
Zilá Lima
Diretora geral, cantora, berimbalista e líder da Orquestra de Berimbaus Feminina.
Zilá é cantora, compositora e ativista cultural. Sua obra valoriza a ancestralidade afro-brasileira, o berimbau como símbolo e a música como ferramenta de memória e transformação. Em 2023 lançou o álbum Cantando Memórias e recebeu o Prêmio Mulheres que Inspiram (2025). É referência em arte, educação e ativismo.
Pedro Lima
Percussionista
Com sólida trajetória na percussão popular, Pedro integrou orquestras como Tio Samba e Pandemonium e já tocou com nomes como Nelson Sargento e Wilson Moreira. Atua no espetáculo Cantando Memórias desde 2023.
Marcelo Aragão
Violonista e percussionista
Graduado em Música pela UNIRIO, Marcelo une formação erudita e popular. Atua no espetáculo Cantando Memórias desde 2023. Já dirigiu espetáculos, gravou CDs e tocou com grandes nomes como Carlos Malta e Seu David do Pandeiro.
Ana Paula Cruz
Flautista
Flautista e saxofonista com carreira solo premiada, Ana Paula é professora do Colégio Pedro II e diretora musical de iniciativas como Mulheres na Roda de Samba. Recebeu o Prêmio Pretas Potências (2024) e atua como solista e educadora.
Alcides Sodré
Cantor/corista
Ator, cantor e compositor, Alcides é artista do selo Zênitha Música. Lançou o EP Mar Aberto (2023) e integra o espetáculo Cantando Memórias como cantor de apoio.
Débora Motta
Cantora/corista
Cantora amazonense radicada no Rio, Débora une MPB e influências do Norte. É jornalista, estudou com grandes nomes do canto e tem se destacado com shows como O Mundo no Teu Perfil e Cordas de Aço – Tributo a Cartola.
Michele Agra
Cantora/corista
Atriz, bailarina e cantora, Michele tem formação em teatro e dança e integra o espetáculo Cantando Memórias desde 2023 como cantora de apoio.
Verônica Pereira
Performista
Atriz, dançarina e educadora, Verônica atua como performer e pesquisadora do corpo. Com passagem por diversos grupos e festivais no Brasil e na Europa, integra o espetáculo com sua arte plural e expressiva.