R$20 (meia R$10)
Tocata da Av-Rio às 15h
Sala de Cursos · Gratuito
os participantes podem assistir ou trazer seus instrumentos para tocar
Sinopse
A Associação de Violão do Rio tem a honra de apresentar os violonistas Augusto Cézar Cornelius, Luis Carlos Barbieri e a Camerata Francisco de Assis, que apresentarão obras de Luiz Carlos Barbieri, Heitor Villa-Lobos, Léo Brouwer e outros.
Programa
1ª PARTE: Augusto Cezar Cornelius (violão)
- Vicente Paschoal
- Dedicatórias 1 e 3
- Leo Brouwer
- Estudos de 1 a 6, Brouwer
- Manuel Ponce
- 3 Canciones Populares Mexicanas
- Heitor Villa-Lobos
- Estudos 1 e 11, Villa Lobos - 7 min
2ª PARTE: LUIS CARLOS BARBIERI (violão)
- Fred Schneiter
- Pituba/ Meu Amigo CJ/ Dona Mab
(movimentos do Álbum de Família)
- Pituba/ Meu Amigo CJ/ Dona Mab
- L. C. Barbieri
- Prelúdio e Dança Nº 4
- Sérgio Assad
- 3 Divertimentos
I - Abaeté / II - Arpoador / III - Paraty
- 3 Divertimentos
3ª PARTE: Camerata Francisco de Assis
- Anônimo
- Oração de São Francisco (arranjo L. C. Barbieri)
- Christian Cocolicchio
- Prelúdio
- L. C. Barbieri
- Prelúdio e Dança Nº 2
- C. Guerra-Peixe
- Mourão (arranjo: Sérgio Ricardo Nogueira)
Mini bios
Augusto Cezar Cornelius: possui bacharelado em Violão pela UFRJ, onde estudou com Leo Soares. No fim dos anos 1990, dedicou-se à atividade pedagógica, permanecendo 20 anos a frente do curso extracurricular de violão do Colégio Santo Agostinho (Barra da Tijuca). Integra a Banda DOM há mais de 25 anos, realizando apresentações por todo o país e gravando cinco CDs e um DVD, também compondo diversas canções para esse conjunto. Escreveu e publicou quatro livros, sendo um deles infantil, com temática inclusiva e dedicado a seu filho autista. Já apresentou diversas palestras na área da pessoas com deficiência, e atualmente está cursando aulas de luteria com o luthier Luciano Bonoto (Rio de Janeiro).
Camerata Francisco de Assis: o conjunto foi criado em 2012, com alunos que concluíram o Curso de Iniciação ao Violão Clássico, oferecido pelo Projeto “AV-Rio Social” e com duração de três anos. Anualmente, a Camerata recebe os alunos que concluem o curso e queiram participar do grupo, dando prosseguimento à prática de conjunto, matéria que faz parte da grade curricular. Além de participar de concertos no projeto Café Concerto, em eventos do Centro Espírita Israel Barcelos e do Sarau da AV-Rio, a Camerata tem como principal objetivo apresentar-se em Casas de Repouso, para idosos carentes, levando música, donativos e uma palavra amiga. Atualmente a Camerata é formada por Felícia Martins, Gloria Dias da Cruz, Genilson de Souza, Gil Saldanha, Jorge Bastos, Santiago Macário Martins, Sérgio André Martins, Valéria Gouvêa e L. C. Barbieri.
Luis Carlos Barbieri: carioca, estudou com Sérgio Assad, e durante seu bacharelado em Violão na Escola de Música da UFRJ, com Turibio Santos e Léo Soares. Nessa mesma instituição concluiu o mestrado em Musicologia, em 2012, defendendo a dissertação “Catálogo Geral e Revisão Crítica da Obra para Violão Solo de Fred Schneiter”, sob a orientação da professora Dra. Márcia Taborda.
Ficou conhecido pelo seu trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual realizou, por 14 anos, concertos nas principais Salas do Brasil, além de se apresentar em países como Argentina, México, Itália, Áustria, Suíça e Portugal. Como solista, gravou cinco CDs: “1984” (1984), “Barbieri & Schneiter solo” (2002), “Sinal dos Tempos” (2005), “Melodia Sentimental” (2016) e “Tocata Carioca” (2019). Em 2012, lançou o CD “OITIS”, totalmente dedicado às composições de Sérgio Roberto de Oliveira, ao lado da soprano Emilia Cassiano e da flautista Maria Carolina Cavalcanti.
Desde 2001, integra a Diretoria da AV-Rio (Associação de Violão do Rio). Coordena o projeto AV-Rio Social, que oferece o Curso de Iniciação ao Violão Clássico (aulas gratuitas de violão). É diretor musical da Mostra do Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, que acontece desde 2002. De 2008 até 2016, produziu e apresentou o programa semanal “Violões em Foco”, para a Rádio MEC FM.
Ficha Técnica
- Augusto Cezar Cornelius, Luis Carlos Barbieri e
- Camerata Francisco de Assis - violão