obras de
Elodie Bouny, Clarice Assad, Ana Clara Guerra, Luciana Requião, Maria do Céu, Lúcia Teixeira e Thaís Nascimento
violonistas
Maria do Céu, Adriana Ballesté, Mara Lúcia Ribeiro, Roberto Velasco, Thaís Nascimento, Tácio Prevatto, Mario de Silva e Jason Martins
R$20 (meia R$10)
Tocata da Av-Rio às 15h
Sala de Cursos · Gratuito
os participantes podem assistir ou trazer seus instrumentos para tocar
Sinopse
Nesta edição, a série Violões da AV-Rio apresenta o recital “Compositoras nas cordas do violão", trazendo violonistas de diferentes estéticas, gerações, gêneros e trajetórias, que tocam criações de compositoras do continente americano para violão. Sobre as compositoras, brasileiras naturais do Rio de Janeiro, Luciana Requião, Maria do Céu e Clarice Assad, (radicada nos EUA), as gaúchas Lúcia Teixeira e Thaís Nascimento, esta moradora do Rio de Janeiro e organizadora do evento junto à Maria do Céu, a mineira Ana Clara Guerra e a venezuelana Élodie Bouny, residente em Lisboa.
Os violonistas participantes dessa edição são o Duo Madri, formado por Adriana Ballesté e Maria Lúcia Ribeiro, Tácio Prevatto, Jason Martins, Thaís Nascimento, Mario da Silva, Maria do Céu e Roberto Velasco.
Programa
- Duo Madri: Mara Lúcia Ribeiro e Adriana Ballesté
- Maria do Céu (Rio de Janeiro)
Girassol
- Maria do Céu (Rio de Janeiro)
- Jason Martins: violão
- Desencanto
Prisma
- Desencanto
- Maria do Céu: violão
- Maria do Céu (Rio de Janeiro)
Elementos em forma de poema
- Maria do Céu (Rio de Janeiro)
- Duo Maria do Céu e Roberto Velasco
- Jeito de criança
- Tácio Prevatto: violão
- Luciana Requião
Estudos 2, 4, 5 e 6
- Luciana Requião
- Mário da Silva: violão
- Clarice Assad (Rio de Janeiro/EUA)
Lullaby - Elodie Bouny (Venezuela/Portugal)
Conversa das flores - Ana Clara Guerra (Minas Gerais)
Sons da Cidade - Viva
- Clarice Assad (Rio de Janeiro/EUA)
- Thaís Nascimento: violão
- Lucia Teixeira (Porto Alegre)
O encontro das águas - Thaís Nascimento (Porto Alegre/Rio de Janeiro)
Raízes
Menina (choro gaúcho)
- Lucia Teixeira (Porto Alegre)
- Maria do Céu e Thaís Nascimento: violões
- Thaís Nascimento
Violera na Bananera
- Thaís Nascimento
Ficha-técnica
- Violão
- Maria do Céu
- Adriana Ballesté
- Mara Lúcia Ribeiro
- oberto Velasco
- Thaís Nascimento
- Tácio Prevatto
- Mario de Silva
- Jason Martins
- Organização
- Maria do Céu e Thaís Nascimento
- Apresentação
- Thaís Nascimento
Bios
DUO MADRI
O Duo Madri, formado pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, tem uma longa história. Elas estudaram juntas na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integrando a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, sob a direção de Turibio Santos. Nessa época, formaram um duo de violões e se apresentaram em diversos locais. Atualmente, integram a Orquestra de Violões da AV-Rio.
Em 2017 reativaram o duo, batizado então de Duo Madri, que tem se apresentado com sucesso em diversas salas de concerto, tais como: o Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios, Solar do Jambeiro, Iate Clube do Rio de Janeiro, Forte Copacabana, Centro Cultural da Justiça Federal e Museu Villa-Lobos.
Adriana é doutora em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua desde 1994 em pesquisas na área cultural. Desde 2011, coordena o Museu Virtual de Instrumentos Musicais. Em 2017 lançou o CD, Chuva no Mar, sobre o qual Marco Pereira escreveu: “… uma importante contribuição para a história do violão brasileiro”.
Mara Lucia é bacharel em violão pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciada em Música pela Universidade Cândido Mendes, se especializou na Espanha em violão flamenco e atuou em diversas companhias de flamenco. Atuou como professora em diversas escolas e universidades e há quarenta anos é conceituada professora de violão da Escola de Música Villa-Lobos.
JASON MARTINS
Natural de Campo Frio (RJ), iniciou seus estudos de violão em 2018 no Curso Livre de Violão do Centro Musical Josué Marins, sob orientação do professor Josué Marins, concluindo o curso e hoje lecionando na mesma instituição. Integra o Grupo Amadeus desde 2021, atuando em cerimônias de casamento e eventos na Região dos Lagos. Trabalhou, entre 2019 e 2020 como professor de música no colégio Futuro VIP nas cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Participou das cinco edições da Orquestra Online de Violões Novo Horizonte entre 2020 e 2021. Ingressou no Bacharelado em Violão da UNIRIO em 2023, onde integra a classe do professor Clayton Vetromilla.
MARIA DO CEU
Formada no Bacharelado de Violão da UNIRIO em 1988, participou da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro e do Quinteto Clássico, com direção de Turíbio Santos. Estudou ainda com Odair Assad. Fundou com mais quatro instrumentistas o grupo feminino de Choro “Água do Vintém” (título de uma música de Chiquinha Gonzaga) entre 1986 a 1992 e participou de várias formações musicais como o Samburá Trio (com fagote e percussão), o Caboré 3 ( com violão de 7 cordas e percussão), Se toca e Dança (com 2 violões de 7 cordas, clarineta, flauta cavaquinho e percussão).
Gravou 27 composições de Francisco Soares de Souza nos CD’s Choros do Ceará e Ceará de Choro e Valsa. O compositor foi tema da pesquisa realizada pela violonista e patrocinada pelo Ministério da Cultura, através da Bolsa Virtuose, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR); e pela prefeitura do Rio de Janeiro (Instituto RIOARTE).
MARIO DA SILVA
Mario da Silva, Doutor em Música UNIRIO/Unicamp, é reconhecido no meio musical pelo seu empenho em divulgar a produção brasileira para violão. Albuns “Nova Música Brasileira”, “Música contemporânea brasileira desconstruída sob encomenda” “Tu Tausan Tu Elve” e “Violão Expandido”. Apresentações em festivais destacando abertura do The New York Guitar Seminar em Nova York (2012), Argentina, Alemanha, Inglaterra, Itália, Finlândia, México, Noruega e Portugal. Seu repertório dialoga com a dança contemporânea, junto com a bailarina e coreógrafa Rocio Infante resultando nos espetáculos Resíduo dirigido por Lu Grimaldi - Hattiesburg, Boston (2015) e Nova York (2016) e agora no espetáculo Coleções da Rocio Infante Cia de Dança. Lançou seu quarto CD solo Violão Expandido em 2018, com apresentações no Brasil e no The New York Guitar Seminar em 2019. Realizou o documentário “Desvendando Violão Expandido” (2022) com exibições no Rio de Janeiro, Nova York e Los Angeles além de ter sido incluído na seleção oficial do 6th MusicFilm Festival. http://www.mariodasilva.com
ROBERTO VELASCO
Carioca, iniciou seus estudos de violão clássico e teoria musical em 1977, estudando depois com Carlos Alberto de Carvalho e finalmente Turibio Santos e Leo Soares na UFRJ até 1984 quando ingressou na universidade de música da UFRJ. Estudou orquestração e composição com o maestro e compositor Nelson de Macêdo, harmonia funcional com o compositor e guitarrista Sergio Benevenuto, percepção musical com o pianista e regente Antônio Carlos Monjardim, contraponto e fuga com o compositor Carlos Almada.
Em 2001 lançou o CD “Sete Mulheres” (Obras para violão solo) onde contou com a participação de sete grandes intérpretes violonistas do Rio de Janeiro como Graça Alan, Maria Haro, Márcia Taborda, Chuang Yu Ting, Vera de Andrade, Luciana Requião e Valéria Gomes. Em 2003, lançou seu 3º CD “Rios” em Duo com o violonista Alberto Mejia no Instituto Moreira Salles na exposição do artista plástico Gonçalo Ivo. Neste CD todas as composições foram inspiradas na pintura de Gonçalo Ivo. Teve sua música gravada em CD por grandes violonistas como Marcus Llerena, Marcus Ferrer, Claudio Tupinambá, Luis Carlos Barbieri, Rene Mora (Espanha).
TÁCIO PREVATTO
Iniciou seus estudos de violão aos 14 anos de idade no Colégio Pedro II, lá também aprendendo rudimentos musicais Durante dois anos, foi bolsista do projeto "Fazendo Música no Percurso da História", participando de diversos concertos didáticos coordenados por Rebeca Vieira. Em 2017, ingressou no Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos, onde estudou com Mara Lúcia Ribeiro. Participou de masterclasses com Turibio Santos, Thomas Patterson (EUA), Francisco Gil (MEX), Ximena Matamoros (CHI), Thiago Colombo e Fabio Zanon. Em 2018, ingressou na Orquestra de Violões da AV-Rio, realizando diversos recitais com este conjunto em importantes salas do Rio de Janeiro. No mesmo ano, ingressou no curso de Licenciatura em Música da UNIRIO, transferindo em seguida para o Bacharelado em Violão da instituição e estudando com Maria Haro; atualmente, integra a classe de Nicolas de Souza Barros. Foi semifinalista das edições IX e X do Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter e finalista do II CNVV da AV-Rio, no qual conquistou o 4o lugar. Em 2023, foi aceito no Programa de Mestrado em Música Profissional da UNIRIO e na Licenciatura em Música da UNIRIO.
THAÍS NASCIMENTO
Licenciada, Bacharela e Mestra em Música pela UFRGS, pós-graduada em Filosofia pela IMED, Thaís Nascimento é professora de música, violonista, pesquisadora e compositora. Tem experiência docente em diversos espaços como escolas de educação básica, projetos sociais, escolas de música, no Instituto Federal e na universidade. Interpreta de repertório para violão solo de compositores de vários países do período renascentista ao atual. Servidora e doutoranda pela UFRJ, pesquisa repertório de mulheres compositoras para violão e diversos instrumentos, realizando projetos, publicações científicas, palestras e performances. Gravou o disco Expressivas – Mulheres Compositoras para Violão, homenagem a Mayara Amaral (1989-2017). É integrante-fundadora do coletivo AIVIC – Associação Internacional de Violonistas Compositoras.