R$60 (meia R$30)*
*50% de desconto para menores de 21 anos, professores e profissionais da rede pública municipal de ensino, professores de cursos preparatórios comunitários ou sociais.
Sinopse
Simulacrum Violão é um espetáculo inovador de música instrumental contemporânea, que une violão acústico, tecnologia computacional e elementos audiovisuais. Com performances ao vivo de Arthur Kampela, renomado compositor e violonista, o show explora a interação entre o humano e o tecnológico.
Através de um sistema que captura e processa, em tempo real, os sons e a imagem do músico, o artista Giuliano Obici cria um simulacro audiovisual, manipulando esses dados com algoritmos para gerar novas formas de musicalidade. O projeto é um desdobramento da série Simulacrum Piano de Giuliano Obici, que foi premiada internacionalmente com o Giga Hertz Preiz, concedido pelo Centro de Mídia Arte de Karlsruhe e o Experimental Estúdio de Freiburg, na Alemanha. Ao explorar os limites entre o real e o simulado, o espetáculo convida o público a reimaginar os horizontes da criação musical contemporânea.
Programa
- Percussion Study I – Arthur Kampela
- Simulacrum Violão I – Giuliano Obici
- Itinerário de um baixista sob a noite Sul-americana – Arthur Kampela
- Simulacrum Chamber Orchestra I – Giuliano Obici
- Textórias – Arthur Kampela
- Percussion Study IV – Arthur Kampela
- Simulacrum Chamber Orquestra II – Giuliano Obici
- Percussion Study II – Arthur Kampela
- Simulacrum Chamber Orquestra II – Giuliano Obici
- Berlim & Glitch Bossa Band – Giuliano Obici & Arthur Kampela
- Dissimulados – Giuliano Obici & Soma_Lab
Minibios
Arthur Kampela: é compositor, violonista e cantor e artista da performance. Vencedor do Prêmio Guggenheim de Composição (2014). Doutor em Composição pela Universidade de Columbia, foi artista residente do DAAD (Berliner Künstlerprogramm) de 2012 a 2013 e é um dos poucos compositores brasileiros a ter sido comissionado pela Filarmônica de Nova York (2009). Nasceu no Rio de Janeiro e vive em Nova York.
Premiado nas duas das mais importantes competições de composição para o violão na América do Sul: Prêmio Rodrigo Riera, Venezuela (1995) e Lamarque-Pons, Uruguai (1998). Recebeu ainda outros prêmios relevantes de composição nos Estados Unidos, incluindo o Koussevitzky Foundation e Fromm Music Foundation de Harvard. Sua música se alicerça na intercessão da manipulação instrumental, do timbre, da estrutura e da gestualidade.
Giuliano Obici: tem formação em artes, comunicação e psicologia. Diretor do SomaRumor: Encontro Latino Americano de Arte Sonora e autor do livro “Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros”. Tem apresentado seu trabalho ao redor do mundo em festivais, galerias, museus, residências artísticas e universidades.
Nasceu no Paraná e vive no Rio de Janeiro. Recebeu prêmios e bolsas de pesquisa, incluindo o Giga-Hertz-Preis do Centro de Arte e Mídia (ZKM – Karlsruhe).
Ficha-técnica
- Músicos
- Arthur Kampela e Giuliano Obici
- Produção
- Ana Pimenta
- Assistente artística
- Fernanda Xavier
- Design projeto
- Núbia Borges
- Participação especial
- Dori, Pedro e Arthur
- Soma (Grupo de Pesquisa Som nas Artes)
Apoio institucional
- PPGCA-UFF – Programa de Pós Graduação Estudos Contemporâneos das Artes
- Soma – Grupo de Pesquisa Som nas Artes