Obras de
J. S. Bach, de Falla, Rodrigo, Edino Krieger e outros
Estreias Mundiais
Prelúdio e Fuga (Krieger) / Variações Goldberg (Bach)
R$20 (meia R$10)
Sinopse
Neste programa, O Duo Buriti continua expandindo o repertório atual para dois violões. Ouviremos a estreia mundial do "Prelúdio e Fuga”, original para piano, escrita na década de 50. Edino Krieger gostou tanto da Fuga que ele fez versões desta obra para coro, orquestra de cordas e orquestra de violões, dentre outros. Também serão apresentadas a "Sonatina para Piano" e o "Choro Manhoso” de Krieger, música espanhola de Manuel de Falla e Joaquin Rodrigo e uma Suíte LatinoAmericana com obras do venezuelano Antonio Lauro e o paraguaio Agustin Barrios.
Já as estreias das "Variações Goldberg", obra monumental de Johann Sebastian Bach, original para cravo, que conta com 29 variações além da Ária que representa o tema, serão realizados aos poucos porque a obra inteira dura aproximadamente 90 minutos! Assim, o Duo Buriti fará a estreia Mundial Parte 1 desta obra tão grandiosa.
Programa
- Manuel de Falla
A Vida Breve - Joaquin Rodrigo
Tonadilla
II. Minueto Pomposo III. Allegro Vivace - Edino Krieger
Prelúdio e Fuga (arr.: N. S. Barros)
Estreia Mundial - Edino Krieger
Sonatina para piano (arr: N. S. Barros)
I. Moderato II. Allegro - J. S. Bach
Prelúdio BWV 1006a (arr.: N. S. Barros) - J. S. Bach
Variações Goldberg (Parte 1)
Estreia Mundial
Suíte Latino-Americana
- Antonio Lauro
Valse Venezuelana Nº. 3 (arr: N. S. Barros) - Edino Krieger
Choro Manhoso (arr: N. S. Barros) - Agustin Barrios
Danza Paraguaia Nº. 1 (arr: N. S. Barros)
Mini bios
Violões da AV-Rio
Associação de Violão do Rio (AV-Rio) foi fundada em janeiro de 2001 com o objetivo expresso de realizar, apoiar e divulgar manifestações do violão instrumental de todos os estilos. A AV-Rio sempre contou com um tripé central de apoio, formado por profissionais e professores, estudantes de violão e amadores. Cada um desses grupos tem sido e continua sendo central para que a AV-Rio possa ter continuidade com suas múltiplas ações contínuas, que incluem esta série (e as outras), os concursos nacionais de violão, o Sarau da AV-Rio, a Orquestra de Violões da AVRio e um projeto de ensino gratuito de violão.
Nicolas de Souza Barros
Doutor em Música, é professor titular da UNIRIO e um dos mais conceituados especialistas brasileiros em cordofones dedilhados, como os violões de 6, 7 e 8 cordas, alaúdes variados e as guitarras barroca, renascentista e romântica, entre outros. Tem intensa produção como solista e camerista, podendo ser destacadas suas atividades com o renomado conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CD’s), o Duo Folia, com o violoncelista inglês David Chew (1 CD) e o Quarteto Carioca de Violões (1 CD).
Já tocou em diversos países europeus, norte-americanos e latino-americanos, além de quase todos os estados brasileiros. Lançou os CDs Ernesto Nazareth, _Ravel e Debussy e Chora Violão (2014, 2015 e 2017) com arranjos próprios para o violão de 8 cordas. Participou duas vezes no Circuito Nacional SESC Sonora Brasil: em 1997, no lançamento do projeto, com o Quadro Cervantes; e em 2009, realizando 87 concertos de violão solo em 23 estados brasileiros. Desde 2001, é diretor artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio). Entre 2017-2020, exerceu o cargo de coordenador do Mestrado Profissional em Música da UNIRIO (PROEMUS). Em 2018, tornou-se professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, defendendo a tese "Affordances e novos protocolos de arranjo aplicados a 100 Sonatas de Scarlatti”.
Em 2019, lançou o CD Morena, Morena: Canções da Belle Époque Brasileira com o tenor Alberto Pacheco (UFRJ- Universidade Nova de Lisboa). Em 2020, publicou o livro O Violão Brasileiro no Século XIX e a Belle Époque, com arranjos de obras para piano de Ernesto Nazareth, Padre José Maurício, Chiquinha Gonzaga, Leopoldo Miguez e Arthur Napoleão, entre outros. Desde 2021, está desenvolvendo novos repertórios para o violão de 7 cordas; em abril de 2022, realizou a estreia de diversas obras de J. S. Bach arranjadas para este instrumento (BWV 1001, BWV 998, BWV 1006a, BWV 565) em recital pela Série Cordofones no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
Já apresentou-se com a Orquestra Petrobrás, a Baltimore Orquestra (EUA), a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Nacional (Niterói), a Academia Antiqua (uma das primeiras orquestras barrocas brasileiras) e a Orquestra da UNIRIO em várias ocasiões. Realizou estreias nacionais e mundiais de concertos para violão de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quarteto de Violões e Orquestra), J. Orlando Alves, Mario Castelnuovo-Tedesco e Luiz Otávio Braga, também estreando obras para violão solo de Heitor Villa-Lobos, Edino Krieger, Pauxy Gentil-Nunes, Ricardo Tacuchian, H. Dawid Korenchendler e Luiz Otávio Braga, entre outros.
Marco Lima
Bacharel em Violão e Mestre em Música pela UNIRIO, foi orientado por Maria Haro na Graduação e por Nicolas de Souza Barros no Mestrado. Recebeu bolsa do DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão), radicando-se na Alemanha e obtendo o título de Mestre em Violão pela Hochschule für Musik Karlsruhe, na classe de Andreas von Wangenheim. Posteriormente, estudou com Tilman Hoppstock na Akademie für Tonkunst Darmstadt e concluiu o Doutorado em Música na UFRJ, sob a orientação de Marcia Taborda.
Premiado em 15 concursos de interpretação, foi o vencedor de seis deles. Já se apresentou na Alemanha, Itália, França, Suíça e em importantes salas brasileiras. Lecionou na UFRJ (como prof. substituto entre 2007 e 2008 e entre 2016 e 2017), no CEIM-UFF (Centro de Estudos e Iniciação Musical da UFF) e no Badisches Konservatorium em Karlsruhe (Alemanha). Atualmente, mantém duo com a soprano Doriana Mendes e participa da Camerata de Violões. Integrou o Karlsruhe Guitar Quartet, o Quinteto Violão Real e o Quarteto Carioca de Violões. Gravou o CD Danças Brasileiras (Quarteto Carioca de Violões - 2009) e o DVD Cordas Clássicas (Camerata de Violões – 2018, no prelo) e participou dos CDs Violões da AV-Rio II (2004) e Violões da AV-Rio III (2009).
Ficha técnica
- Nicolas de Souza Barros - violão de 7 cordas;
- Marco Lima - violão