facilitadoras
Ana Cristina Marques Sabioni
Eliz Brito
R$44 (meia R$22)
Essa é uma oficina que envolve
a prática da arteterapia com literatura
❗❗❗ Este encontro não forma arteterapeutas nem instrumentaliza para o uso da Arteterapia sem que o profissional tenha realizado formação ou especialização em Arteterapia.
maiores de 18 anos
sorteios de livros
material incluso
exceto o papel e a caneta para suas anotações
sugestões
- use roupas confortáveis e calçados com meias
- traga garrafa com água
Sinopse
Sim, os contos de fadas brasileiros existem! Não apenas existem, como representam uma das mais ricas expressões da nossa diversidade cultural. Eles demonstram como a criatividade do povo brasileiro soube acolher e transformar as diversas influências em narrativas próprias, criando algo novo e autêntico, que conta da identidade da população do país, falando diretamente ao coração e à imaginação. Esta tradição continua viva e em constante transformação, provando que cultura brasileira tem a capacidade única de reinventar e recriar, mantendo sempre suas raízes profundas na terra e na alma brasileiras.
A oficina Contos de Fada (s) Brasileiros: eles existem? é uma proposta de reconexão com nossas raízes culturais, em que a magia dos contos, que já existe aqui, pode ser despertada de forma autêntica e poderosa. Passeando pelo universo encantado de alguns dos personagens genuinamente brasileiros, o participante é convidado a caminhar com o Curupira (com seus pés virados para trás), a conhecer a sedutora Iara dos nossos rios, a dançar com o Saci Pererê travesso, e a desvendar os mistérios da Cuca e tantos outros seres mágicos que nasceram nesta terra tropical ou que foi recebido como herança cultural, como as princesas encantadas.
Este projeto integra a literatura e a arteterapia, pois esta tem na literatura uma importante aliada, e pode ajudar a acessar o inconsciente através das imagens simbólicas trazidas pelos contos. Por meio das atividades propostas pelo arteterapeuta, o conto se torna, então, uma experimentação terapêutica através da expressão artística, convidando o participante a reflexões e insights (porque é assim que o conto age!).
Assim, esta oficina é um convite a todos que se interessam pela magia das nossas tradições literárias, que desejam visitar o mundo dos contos de fada e também aos profissionais de literatura em geral, educadores e contadores de histórias, artistas e escritores, terapeutas e arte-educadores, e às fadas que, porventura, estiverem passando pelos arredores do Reino Encantado da Biblioteca do CCJF.
Esse evento faz parte do Rio Capital Mundial do Livro.
Programação
PARTE 1 (teórica) - Apresentação do tema com slides
- A descoberta fascinante origem dos contos de fadas brasileiros.
- Uma questão fundamental "Por que Fada(s)?" – investigar a relevância e o significado dessa marcação para a Psicologia.
- A clássica introdução "Era uma vez..." - os participantes serão conduzidos a uma jornada pela história dos contos de fadas, compreendendo como as "Histórias da Carochinha" abriram caminho para a tradição do país, conhecendo suas origens, evolução e transformações ao longo do tempo.
- Por que Fada (s)?
- Era uma vez...
- História dos contos de fada (s)
- Contos de fada (s) brasileiros
INTERVALO – 20 min
PARTE 2 (prática) - Oficina de Arteterapia com Literatura
- Contação de uma peça ou conto de fadas especificamente brasileiro, valorizando a cultura nacional e proporcionando uma experiência imersiva.
- Momento de expressão artística individual, onde cada participante é convidado a manifestar suas impressões e sentimentos despertados pelo conto através de diferentes linguagens artísticas, permitindo que cada pessoa escolha a forma de expressão que mais ressoa com sua sensibilidade.
- Momento de troca coletiva enriquece a experiência individual e promove conexões significativas entre os participantes.
Atividade 1. O Conto que te conto: contação de uma peça/conto de fada (s) brasileiro.
Atividade 2. O que te capturou?: proposta de expressão artística pelo participante (desenho livre, colagem com linhas e papéis, escrita (poesia ou frase) ou música).
Atividade 3. Partilha: convite ao participante a partilhar com o grupo reflexões e impressões promovidas pelo conto/atividade expressiva.
Finalização: Desmobilização energética: Bate-papo descontraído e café com bolo.
Minibiografias
- Ana Cristina Marques Sabioni: Arteterapeuta de base junguiana (atendimento em ateliê). Pós graduada em psicossomática junguiana pelo IJEP. Co-facilitadora de rodas de Dança Circular. Organizou, como voluntária, duas oficinas de arteterapia no Espaço InterAgir, para inclusão de pessoas neurotípicas. Estudante de Psicologia na Universidade Santa Úrsula - RJ. Formada em Direito pela mesma Universidade.
crissabioni@yahoo.com.br - Eliz Brito: graduada em Letras e Literatura pela Universidade Federal do Mato Grosso. Atriz pela Escola de Atores Wolf Maya (São Paulo-SP), estudante de Psicologia pela Universidade Santa Úrsula. Participa como dramaturga do Projeto de Literatura VestibaEncena, de Curitiba - PR, desde 2008. Autora da peça O Pulo, vencedora de vários editais culturais. Em 2022, publicou seu primeiro romance: Curiango Amanhã Eu Vou. Atualmente, Eliz é uma das apresentadoras do podcast Escritoras Mundialmente desConhecidas.
elizbrito70@gmail.com