artista
Francisco Proner
fotógrafo
curador
Evandro Salles
Gratuito
abertura
9 nov, sáb 15h
visitação
9 nov 2024 a 16 fev 2025
ter a dom, 11h a 19h
Sinopse
Essa exposição reúne 30 fotos desenvolvidas durante o ano de 2022 pelo fotógrafo em parceria com o Movimento Sem Terra. Através de viagens nas 5 regiões do Brasil, o fotógrafo percorreu diversos territórios históricos da luta pela reforma agrária recolhendo depoimentos e registros. Desde o lugar onde nasce o MST, em Cascavel (PR) até Eldorado dos Carajás, lugar do massacre de 21 sem-terras em 1996, o fotografo visitou diversos assentamentos e acampamentos acompanhando a luta e a resistência camponesa no período pré -eleitoral de 2022.
Sobre o artista
Francisco é fotojornalista freelancer de mídias nacionais e internacionais, entre as quais o New York Times, The Washington Post, The Guardian, Le Monde, El Pais. No Brasil seu trabalho é distribuído pela Agencia Farpa.
Site do Proponente: clique aqui
Biografia completa
Francisco Proner, nascido em 2000, Brasil. Fotógrafo, membro da Agencia VU' baseado no Rio de Janeiro No ano de 2015 embarcou em uma expedição ao redor do mundo de carro, viajando por 3 continentes. Na época, começou a trabalhar com as redes Midia Ninja e "Jornalistas Livres" durante a cobertura de protestos e a crise política no Brasil. Em 2017, ele completou o curso de Dramaturgia e Redação Documental na Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV) em Cuba. Francisco foi aluno na primeira edição do programa de estudantes da Canon e Magnum Photos durante o festival de fotojornalismo Visa Pour L'Image. No mesmo ano começou a desenvolver seu projeto pessoal, Anomia, um trabalho de longo prazo ainda em andamento. Desde então, começou a trabalhar como fotojornalista freelancer com mídias nacionais e internacionais, entre as quais o New York Times, The Washington Post, The Guardian, Le Monde, El Pais. No Brasil seu trabalho é distribuído pela Agencia Farpa.