Sinopse
Nessa edição literária do Mês da Consciência Negra, o CCJF apresenta o evento Literatura Negra – escrevivências do Rio para o mundo.
Autores e autoras negras do Rio de Janeiro se reúnem para debater sobre o poder da literatura como ferramenta de combate ao racismo e à desigualdade racial, com a participação do projeto "Literatura Negra nas Bibliotecas do Rio".
Esse projeto, iniciativa idealizada pela Editora Metanoia, busca amplificar o trabalho de mulheres negras que foram premiadas nas duas edições do Prêmio Conceição Evaristo de Literatura da Mulher Negra, especialmente no ano em que o Rio de Janeiro é a Capital Mundial do Livro.
Além dos debates, o público poderá conhecer e comprar coletâneas e poesias do Prêmio Conceição Evaristo de Literatura da Mulher Negra, interagindo diretamente com as autoras e também com profissionais da área editorial, dando uma nova e enriquecedora significação à experiência literária.
Na conclusão do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de um sarau literário com autoras do projeto Literatura Negra nas Bibliotecas do Rio.
Ao final haverá sorteio de livros entre os presentes.
Esse evento faz parte do Rio Capital Mundial do Livro e do Mês da Consciência Negra do CCJF e do projeto Literatura Negra nas Bibliotecas do Rio.
Programação
14h30: apresentação
Léa Carvalho
14h45: mesa 1
Literatura Negra – Escrevivências do Rio para o mundo
Esse tema explora como a produção literária de autores e autoras negros do Rio de Janeiro se constitui como um importante pilar na luta contra o racismo e a desigualdade. A mesa abordará a importância da representatividade e o papel da literatura na construção da identidade e autoestima da população negra.
- Aline Brito – pedagoga e mestre em educação pela UERJ, é escritora e faz parte do Coletivo Mulheres do Ler;
- Nilcéa Carvalho - Jornalista, licenciada em Letras, especialista em Comunicação. É mãe, escritora e cofundadora do Coletivo de Mulheres Negras na Área Nuclear (MunaN);
- J.Lo. – poeta e artista visual
15h45: mesa 2
Letramento e Resistência: o Papel da Leitura na Educação Antirracista e na Descolonização do Pensamento
Esse tema propõe um debate sobre como a escrita e a leitura de obras de autores e autoras negros e negras é fundamental para a construção de uma educação que confronta e desestrutura o racismo.
- Gisele Rose – filósofa e escritora, é mestre em relações étnico-raciais pelo CEFET-RJ;
- Sabrina Guedes – doutora em educação, pedagoga, historiadora e teóloga;
- Evelyn Alves - pedagoga, escritora & poeta,
- Jucilene Nogueira - Mãe, poeta e feminista. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do CEFET/RJ e doutora em Teoria Literária pela UFRJ.
16h45: sarau literário
com autoras do projeto Literatura Negra nas Bibliotecas do Rio e lançamento do livro “Do mundo que equilibro nas costas” da autora Jucilene Nogueira.
18h: conclusão