
Sinopse
Festival Visões do Mar – Um chamado cinematográfico urgente e global pelos oceanos, suas tradições e comunidades guardiãs
Em sintonia com os princípios da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), o Festival Visões do Mar surge como um chamado cinematográfico urgente e global pelos oceanos, suas tradições e comunidades guardiãs. Realizado pela plataforma de streaming http://Bombozila.com , sediada em Niterói (RJ) e gestora da Casa Doc – espaço de cinema e tecnologia localizado em Piratininga, na Região Oceânica da cidade –, o festival promove um diálogo entre cinema, identidade, território, maretório e urgência ambiental. A 1ª edição, realizada em novembro de 2025 em Niterói, reuniu cineastas, comunidades tradicionais, pesquisadores e ambientalistas em torno de uma curadoria inédita dedicada à produção documental sobre os oceanos — destacando as diásporas transatlânticas e suas lutas por reconhecimento, às ações de povos tradicionais na defesa da justiça socioambiental e o papel das mulheres e comunidades costeiras na proteção de seus biomas e modos de vida.
O Festival Visões do Mar chega ao Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) com uma mostra especial de seis documentários que integraram a seleção oficial de 2025. As obras abordam temas urgentes como a poluição marinha, o lixo plástico e a contaminação dos oceanos pela indústria petroquímica, mas também celebram as vozes de resistência, educação e cuidado vindas do litoral: mulheres educadoras, pescadores, mestres canoeiros e jovens ativistas que continuam a defender suas culturas e ecossistemas frente às transformações climáticas e econômicas.
Programação
16 dez
Mar de Lixo - 73 min
Brasil, 2023, 73’
Taciano Brito
Os próprios depoimentos conduzem a narrativa do documentário, que passa por temáticas como o descarte irregular, a poluição de rios, praias, mangues; as cooperativas de reciclagem, a política nacional dos resíduos sólidos, a responsabilidade dos grandes geradores, e a importância da redução e conscientização do consumo. A produção tem caráter educacional, mas, acima de tudo, busca a conscientização. É tempo de repensar a produção do lixo e buscar soluções, começando dentro de nossas próprias casas.
Amar a Ilha - 5 min
Brasil, 2024, 5’
Isabela Alves
“Minha sina foi para isso e eu tenho que continuar até o fim”. Por mais de 30 anos, o pescador João Alfredo da Silva, 63, dedicou sua vida à coleta de lixo da Represa Billings, um dos mais importantes reservatórios de água de São Paulo. Traçando seu trabalho e vida pessoal, o filme explora a importância da preservação do meio ambiente nas periferias e as complexidades que cercam a vida do protagonista.
17 dez
A Story of Bones - 93 min
Reino Unido, 2022, 94'
Joseph Curran, Dominic Aubrey de Vere
A remota ilha de Santa Helena é mais conhecida por ser o lugar onde Napoleão Bonaparte passou seus últimos anos de exílio e foi finalmente enterrado. Quando o governo britânico decide construir um aeroporto comercial nesse minúsculo território sob seu domínio, se depara com uma antiga vala comum onde são encontrados os restos de mais de 8000 “africanos libertos”. Começa aí a jornada da consultora de patrimônio ambiental e cultural namibiense Annina, que luta pela dignidade dessas mulheres, homens e crianças que também passaram seus últimos dias na ilha, mas cuja memória ainda precisa ser reconhecida.
18 dez
Maré Viva Maré Morta - 101 min
Brasil, 2025, 101’
Cláudia Daibert
Maré Viva Maré Morta é um documentário longa-metragem (101 min.) que nos leva aos universos de Berna e Zélia. Duas mulheres que cuidam de diferentes unidades de conservação marinhas. Além da obviedade da preservação destes ambientes, mergulhamos juntos nas suas histórias, relações e cotidianos. As mudanças das marés nos revelam coragem, aconchego, morte e vida. Afinal, são esses lugares que precisam delas ou elas que precisam desses lugares para sobreviver?
Ficha-técnica
- Curadoria: Vito Ribeiro
- Produção Executiva: Ellen Francisco
- Produção Audiovisual: Luka Melero
- Técnico de Projeção e Som: Alex Lobinho
- Legendas: Amanda Soares
- Realização: Bombozila
- Apoio: Niterói Film Commission e Casa Doc