exposição
5 a 22 nov
ter a dom 11h a 19h
cinedebate
22 nov
sex 18h30
Sinopse
De 5 a 22 de novembro, na antessala do cinema, ficarão expostas duas esculturas e serão projetadas imagens captadas por câmera de inteligência artificial.
No dia 22 de novembro (somente nesse dia), será realizado um cine debate com os curtas “Toda câmera de reconhecimento facial tem um pouco de navio negreiro” e "Sorria, você está sendo vigiado".
O evento provoca uma reflexão sobre o uso crescente de tecnologias de vigilância no Brasil, especialmente o reconhecimento facial, que tem mostrado resultados alarmantes em relação à população negra. A partir da exibição de esculturas de máscaras, da Câmera de Barro e de imagens geradas por Inteligência Artificial, propõe-se o questionamento da relação entre tecnologia, cultura e vieses algorítmicos.
A proposta visa transformar o olhar dos cidadãos sobre a vigilância, promovendo um debate crítico em busca de uma sociedade mais justa e democrática.
No encerramento, a exibição dos curtas-metragens “Toda câmera de reconhecimento facial tem um pouco de navio negreiro” e “Sorria, você está sendo vigiado”, seguida de um debate com artistas e especialistas no tema, convida os participantes a discutirem as implicações sociais e éticas dessas ferramentas.
Ficha-técnica
- Coordenação: Pablo Nunes.
- Curadoria: Pablo Nunes e Bianca Kremer.
- Direção Artística: Ana Carolina Aguiar, Caio Brasil e Yasmin Rodrigues.
- Produção: Rodrigo Raimundo, Thaís Cruz, Thallita Lima.
- Comunicação: Ana Carolina Aguiar, Caio Brasil, Renato Cafuzo, Fabiano Ferreira e Yasmin Rodrigues.
Realização
- CCJF
- Centro de Estudos de Segurança e Cidadania