Cinema e Sala de Sessões
Gratuito
juízes associados à Associação Juízes pela democracia (AJD)
Sinopse
A Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD) é uma entidade fundada em 13 de maio de 1991, nas dependências da Faculdade de Direito da USP. Seu objetivo é resgatar a cidadania do juiz, por meio de uma participação transformadora na sociedade, em um sentido promocional dos direitos fundamentais.
Ao longo dos seus 33 anos de luta, a AJD se fortaleceu nacionalmente. Por meio dos seus diversos núcleos regionais, a entidade atua constantemente na defesa dos valores próprios do Estado Democrático de Direito, na defesa abrangente da dignidade da pessoa humana, na democratização interna do Judiciário e no resgate do serviço público inerente ao exercício do poder, que deve se pautar pela total transparência, permitindo sempre o controle do cidadão.
O Encontro Nacional da AJD tem a importância de promover maior integração e comunhão entre seus membros, sendo também um espaço de formação política e crítica. A sua realização é anual, e em 2024, a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede.
A AJD tem prazer em firmar parceria com o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) para a realização das atividades que marcam a programação do encontro 2024, nos dias 28 e 29 de novembro. A partir do tema “Neofascismo, Justiça e Guerra Cultural”, serão discutidas novas formas de organização da extrema-direita e o papel do judiciário no enfrentamento a ideologias antidemocráticas.
O evento é parte das atividades do Encontro Nacional da Associação Juízas e Juízes para a Democracia, sendo destinado apenas aos membros da AJD.
Programação
28/11 às 16h - Cinema
Exibição do curta "A verdade será juíza", de Maria Augusta Ramos (Guta), seguida de Roda de conversa "Da prisão de Lula às perspectivas atuais", com Guta e Darlan Montenegro, mediação de Claudia Dadico.
29/11 às 10h - Sala de Sessões
Conversa com o Deputado Estadual Renato Freitas e Professor João Cezar de Castro Rocha: "Política, Judiciário e Guerra Cultural", mediação Simone Schreiber.
Haverá sorteio de quatro ingressos para o a peça teatral Perigosas Damas para dia 29/11 às 19h (confirmar esse texto)
Sobre a AJD - Associação Juízes pela Democracia
A Associação Juízes pela Democracia, entidade civil sem fins lucrativos ou interesses corporativistas, tem objetivos estatutários que se concretizam na defesa intransigente dos valores próprios do Estado Democrático de Direito, na defesa abrangente da dignidade da pessoa humana, na democratização interna do Judiciário (na organização e atuação jurisdicional) e no resgate do serviço público (como serviço ao público) inerente ao exercício do poder, que deve se pautar pela total transparência, permitindo sempre o controle do cidadão.
Mini bios
Darlan Montenegro: foi Vice-presidente da União Nacional dos Estudantes. Historiador formado pela UFRJ. Mestre e doutor em ciência política pelo antigo Iuperj. Professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador colaborador, junto ao IBICT, do projeto Plataforma Multidisciplinar de Escuta Social Digital, Combate à Desinformação e Promoção dos Direitos Difusos.
João Cezar de Castro Rocha: professor de Literatura Comparada da Universidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Letras pela e em Literatura Comparada. Autor e organizador de diversos livros, muitos traduzidos para outros idiomas. Professor visitante em universidades do Brasil e do exterior.
Maria Augusta Ramos: diretora de cinema premiada internacionalmente e membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Oscars). Seus documentários foram exibidos nos mais importantes festivais de cinema do mundo, incluindo Montreal, Praga, Rio de Janeiro, Mar del Plata (Argentina) e Madrid.
Renato Freitas: Mestre em Direito pela Universidade do Paraná. Pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência. Já atuou como Defensor Público, professor universitário e advogado popular. Atualmente é Deputado Estadual do Paraná pelo PT-PR.
Claudia Dadico: Juíza federal aposentada. Diretora do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar). Membro da AJD - Associação Juízas e Juízes para a Democracia.
Simone Schreiber: Desembargadora federal do TRF2. Professora Associada da Escola de Ciências Jurídicas da UNIRIO. Mestra em Direito Constitucional pela PUC-RJ e Doutora em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro da AJD - Associação Juízas e Juízes para a Democracia.
Realização
- Associação Juízes pela democracia (AJD)