Cinedebate
Gratuito
- concessão de horas OAB
- interpretação em libras
Sinopse
Será exibido o filme Doutor Gama, de Jeferson De, drama histórico que narra a vida inspiradora de Luís Gama, abolicionista e advogado negro do século XIX. A obra cinematográfica retrata a sua ilegal escravização quando criança, vendido por seu próprio pai para o pagamento de dívidas, e mostra seu ativismo negro na luta contra a opressão por meio da advocacia. Exigindo o cumprimento das leis vigentes, Luís Gama defendeu a liberdade de centenas de pessoas negras. O filme permite acompanhar de perto um julgamento por tribunal de júri em que Luís Gama defende um homem escravizado acusado de ter assassinado o senhor de engenho.
Após o filme, será realizado debate sobre a importância de Luís Gama, seu apagamento histórico e sua redescoberta, apenas nas últimas décadas, enquanto personagem histórico importante. O debate abordará a escravidão no Brasil, o ativismo de Luís Gama e os desdobramentos judiciais de demandas de interesse das populações negras.
Mediador: Carlos Adriano Miranda Bandeira – presidente do Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero. Ex-servidor da Justiça Federal, atualmente é juiz federal substituto na 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Programação
Exibição do filme Dr. Gama (1h32 min, Brasil, 2021, Jaferson De)
Debate com convidados
Perguntas do público
Sobre os convidados
Flavio Gomes é professor associado da UFRJ e pesquisador do CNPq. Nas últimas décadas tem desenvolvido pesquisas e publicado livros, coletâneas e artigos no campo da história atlântica, comparando escravidão e pós-emancipação no Brasil, Cuba, Venezuela, Colômbia e Guiana Francesa.
André Rodrigues é artista plástico comprometido com as manifestações populares do país, atua principalmente com as narrativas negras em sua jornada. Nascido em 1991, carrega a herança da família maranhense, afro- indígena, e aplica através de seu discurso a necessidade de dar voz a uma versão não eurocentrada, ou não engessada, das trajetórias desses grupos que compõe a sua ancestralidade.
Humberto Adame é advogado especialista em questões étnico-raciais, vice-presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil(2022-2024) e presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra da Seccional da OAB/RJ. Também é presidente da Comissão da Igualdade Racial do IAB.
Ficha-técnica
Organização: Carlos Adriano Miranda Bandeira – Juiz Federal – Presidente do Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero
Produção: Thamyris Conceição Macedo e Patrícia Fernanda dos Santos
Realização
CCJF e Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero/ SJRJ
Apoio
Departamento de Combate ao Racismo – SISEJUFE