
com
Julio Adrião
R$60 (meia R$30)

Sinopse
Acontece que um Zé ninguém de nome Johan Padan, rústico, esperto e carismático, escapa da fogueira da inquisição, embarcando em Sevilha, numa das caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, nosso herói sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais. Com o tempo, aprende a língua dos nativos, cativa-os e safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como filho do sol e da lua, a seu modo, catequiza os nativos e os guia numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores.
Um dos maiores sucessos da primeira década do século XXI, o solo narrativo “A Descoberta das Américas” rendeu o Prêmio Shell 2005 de melhor atuação a Julio Adrião e completa, em 2025, seu vigésimo ano de itinerância. Eleito pelo Jornal O GLOBO-RJ uma das 10 melhores peças do ano de 2005, o espetáculo vem traçando um caminho amplo e diverso, se levarmos em conta os variados públicos e espaços cênicos que já percorreu. Pequenas cidades do interior, grandes centros cosmopolitas, circuitos universitários e temporadas em salas de teatro, além de diversos Festivais no Brasil e no Exterior, possibilitaram encontros com uma grande diversidade de público.
Minibio
Julio Adrião é carioca, ator, produtor e diretor teatral, formado pela CAL/RJ em 1987, trabalhou 6 anos na Itália com foco no treinamento físico do ator, nas Cias Teatro Potlach, de Fara Sabina, Abraxa Teatro e Qabaloquá, ambas de Roma. Produziu e dirigiu espetáculos de teatro e, como ator, participou de diversas produções em teatro, curtas e longa metragens, no cinema e séries na TV. Ganhou o Prêmio Shell/RJ de melhor ator em 2005, com o espetáculo solo A descoberta das Américas, de Dario Fo, dirigido por Alessandra Vannucci.
Ficha-técnica
- Tradução e adaptação: Alessandra Vannucci e Julio Adrião
- Direção: Alessandra Vannucci
- Atuação: Julio Adrião
- Figurino: Gabriella Marra
- Iluminação: Luiz André Alvim
- Montagem e operação de luz: Guiga Ensá
- Produção: Fernando Alax - Casa136 Produções Artísticas
- Realização: Julio Adrião Produções Artísticas