Gratuito
Sinopse
Até dezembro de 2024, nas terceiras quartas-feiras de cada mês, das 16h30 às 18h, haverá sessões com poetas e repentistas da Literatura de Cordel no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, membros da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e convidados falarão sobre cultura popular, declamarão poemas, farão improvisos e cantarão. Os autores também disponibilizarão, na Sala de Sessões, folhetos de Literatura de Cordel e livros para venda ao público.
As sessões serão temáticas, e, neste mês de outubro, o tema será “Versos e poesias: a magia do cordel brasileiro”, com a exibição do documentário de 15 minutos com o mesmo título da cineasta Yohana Guimarães. Além da participação de Yohana, o acadêmico Marlos de Herval falará sobre o cordelista e fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel Gonçalo Ferreira da Silva, falecido em 22 de outubro de 2022, e o acadêmico Severino Honorato cantará e fará improvisos em Literatura de Cordel. Os microfones também serão franqueados para quem quiser se pronunciar sobre o “Dia Nacional do Livro”, comemorado em 29 de outubro.
Objetivo
Divulgar a Literatura de Cordel como arte e cultura popular brasileira para todos os segmentos da sociedade, visando à promoção e à disseminação desta manifestação artística genuinamente nacional.
Ficha-técnica
- Idealização e realização: Academia Brasileira de Literatura de Cordel
- Curadoria: Almir Gusmão
- Direção de produção: Yon Dourado
- Produção afetiva: Iasmim de Herval
- Assistente de produção: Marlos de Herval
Participantes
Yohana Guimarães, cineasta carioca graduada pela Universidade Estácio de Sá, já atuou na agência experimental de jornalismo “Coletivo Comunicação” daquela universidade e também como coordenadora do “Estrelas Acadêmicas”, da Estácio Widen, uma premiação anual a professores e coordenadores de educação.
Marlos de Herval, carioca, acadêmico e curador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, é filho de Gonçalo Ferreira da Silva e de Maria do Livramento Lima da Silva (Madrinha Mena), o casal fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).
Severino Honorato é paraibano, poeta cordelista, repentista, professor e palestrante. Atualmente ocupa uma cadeira como acadêmico da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).