
R$ 1

Sinopse
Serão exibidos dois filmes escritos e dirigidos por André Queiroz (filmes que surgiram de Projeto de Pesquisa e Extensão junto ao Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, seguido de debate com o diretor e membros do elenco e equipe, seguidos do lançamento e apresentação de dois livros sobre cinema e política na América Latina.
Exibição dos filmes SOLANAS EXPLICADO ÀS CRIANÇAS (DIR: ANDRÉ QUEIROZ, 2024, 79 MIN) e do curta JOÃO PARAPEITO (DIR: ANDRÉ QUEIROZ, 2024, 19 MIN), seguido de debate com público presente, e lançamento do livro CINEMA E LUTA DE CLASSES NA AMÉRICA LATINA, de André Queiroz (Insular, 2024) e apresentação do livro FERNANDO PINO SOLANAS – CINEMA POLÍTICA E LIBERTAÇÃO NACIONAL, de organização e tradução de André Queiroz (Insular, 2022)
Programação
- 15h30 a 17h10
- Curta: JOÃO PARAPEITO (19 min)
- Longa-metragem: SOLANAS EXPLICADO ÀS CRIANÇAS (79 min)
- 17h20 a 18h45
- Debate e Lançamento do livro
Ficha-técnica
- André Queiroz – coordenador do Projeto de Extensão Cinema e Memória na América Latina;
- Ana Enne – coordenadora do Projeto de Extensão Cineclube GRECOS;
- Fabián Nuñez – coordenador do Projeto de Extensão Cineclube Sala Escura
Minibio
André Queiroz é ensaísta, roteirista, diretor de cinema. Professor Titular do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS/UFF). Produziu, escreveu e codirigiu os longas metragens El Pueblo Que Falta (2015, 80 min), Araguaia, Presente! (2018, 84 min). Escreveu, entre outros, os seguintes livros: Tela Atravessada (2001); Em Direção a Ingmar Bergman (2007); Palavra, Imagem (2011); Rodolfo Walsh, a palavra definitiva (2018)
Realização
Cinema e Memória na América Latina
Apoio
Centro Cultural Justiça Federal;
Estudos de Mídia;
Instituto de Arte e Comunicação Social/IACS/UFF;
A Nova Democracia