Pular para o conteúdo principal
Detalhe em preto e branco da porta principal do CCJF – Centro Cultural Justiça Federal. A imagem mostra uma grande porta de madeira ricamente entalhada, com ornamentos clássicos e uma figura decorativa no centro, integrada ao desenho da madeira. A porta é emoldurada por um arco de pedra com elementos arquitetônicos elaborados, como relevos e molduras curvas. O enquadramento em ângulo enfatiza a altura e a imponência da entrada, destacando o caráter histórico e institucional do edifício.
Arquivo de áudio

As portas de entrada principal do CCJF são um show à parte! Elas ficaram parecidas com o projeto original do famoso entalhador Manoel Ferreira Tunes para uma mitra. No entanto, os detalhes foram adaptados, e os entalhes religiosos deram lugar a símbolos da Justiça.

Era comum, na época da construção da antiga sede do STF, que a fachada de um prédio revelasse sua função. Por isso, a arquitetura do prédio está repleta de referências à Justiça, a começar pela sua entrada.

As portas principais são realmente impressionantes, com seus entalhes e, na parte superior externa, os bustos da Deusa da Justiça. No entanto, é preciso estar do lado de fora e olhar para cima, porque é no topo da fachada do prédio que a figura da deusa se destaca ainda mais. Lá está uma imponente estátua de bronze da Justiça. Essa obra de arte foi executada na França pela Fundição Val d’Osne, um dos maiores e mais renomados ateliês de fundição de arte do mundo.

Você sabia que o famoso entalhador português Manoel Ferreira Tunes, responsável pela confecção das portas do CCJF, também tem trabalhos incríveis em outros lugares do Rio? Você pode ver a arte dele também no prédio do IPHAN e na Igreja da Candelária.