Pular para o conteúdo principal
Notícia

CCJF firma acordo com FUNARJ e concede honrarias de Mérito Cultural a autoridades que contribuem com a arte e cultura da cidade do Rio

Publicado em:
19/10/2025
Grande escadaria central em ferro fundido ornamentado, com corrimãos dourados e degraus largos, dividindo-se em duas rampas curvas que sobem para os lados. Ao fundo, há um grande vitral colorido representando uma figura feminina sentada, cercada por arabescos e elementos florais. O ambiente é iluminado e elegante, com colunas, detalhes decorativos no teto e portas de madeira ao redor.

Na missão de valorizar, incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural, a atual gestão do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) assina, na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, um importante convênio com a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Rio de Janeiro, responsável pela promoção da cultura e pela gestão direta de uma série de museus, teatros e centros culturais.

O acordo de cooperação visa o desenvolvimento e à execução conjunta de ações e projetos de natureza cultural, artística, educacional e patrimonial de interesse comum sem transferência de recursos financeiros entre as partes. Além disso, as atividades da parceria — entre elas teatro, dança, cinema, música, artes visuais e literatura—, objetivam democratizar o acesso às artes e fortalecer as políticas públicas de cultura da cidade, sem esquecer de preservar a memória do Judiciário. Graças ao convênio, será a primeira vez em mais de duas décadas de história que o CCJF receberá obras de grandes pintores brasileiros como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, no âmbito da Exposição do Acervo de Artes do Banerj, com curadoria do crítico de arte Marcos Lontra, ainda com data de abertura a ser divulgada.

Além disso, no mesmo dia, Dr. Theophilo Antonio Miguel Filho, diretor-geral do CCJF e desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), prestará homenagem com moeda e certificado de Mérito Cultural à Jackson Emerick, presidente da FUNARJ e Nicola Miccione, Secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, em virtude da atuação de ambos em prol da cultura carioca. O gesto, que acontece na Sala de Sessões, palco de julgamentos históricos do Brasil, é uma forma simbólica do CCJF, que completa 25 anos de existência em 2026, demonstrar apreço e gratidão aos homenageados pelo relevante serviço prestado à sociedade fluminense.

No dia seguinte, 23 de outubro, o CCJF realiza outra cerimônia, tão emblemática quanto a anterior. Dessa vez, a homenagem, em que será concedida moeda e certificado de Mérito Cultural, será direcionada às seguintes autoridades e empreendedor: Guilherme Schleder, Secretário Municipal de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, Diego Vaz, Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos e vereador do Rio de Janeiro, Lucas Padilha, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e André Moraes Breves, empreendedor permissionário da Banca do André, localizada na Rua Pedro Lessa. O CCJF reitera o compromisso de sempre contribuir com projetos que reforcem a relevância do quadrilátero cultural, formado por instituições como Teatro Municipal, Biblioteca Nacional, Cine Odeon e o próprio Centro Cultural Justiça Federal.