 
Gratuito

Sinopse
Como uma forma de acompanhar o “2025 Ano da mulher indígena”, o instituto Mexicano de Cinematografía organiza a Mostra de Cinema de Realizadoras Indígenas. O público poderá assistir a dez propostas cinematográficas realizadas por cineastas indígenas mexicanas, que, com suas diferentes origens e olhares, dão voz a histórias pessoais sobre temas universais, desafiam representações folclóricas e de estereótipos, questionam as estruturas patriarcais e reivindicam a autonomia de suas comunidades. A mostra, além disso, representa a oportunidade de conhecer o trabalho que, durante décadas, é realizado pelas mulheres provenientes de povos originários dentro da indústria cinematográfica mexicana. Um cinema que fortalece a identidade, a cultura dos povos originários e o próprio cinema mexicano.
Programação
18 nov
18h
La Baláhna
Sinopse: Catalina se submete à tradição de seu povo, La Baláhna, para demonstrar sua pureza e seu valor como mulher ao seu amado, mas seu corpo a trai e ela não consegue provar sua castidade. Que futuro aguarda Catalina diante de um amor sincrético que a rejeita?

18h15
Huachinago Rojo (Behua Xiñá')
Sinopse: O som do Huachinango Rojo define o futuro das mulheres e meninas da comunidade zapoteca do Istmo de Tehuantepec, já que muitas delas serão obrigadas a comprovar sua virgindade através de um ritual.
18h45
A través de Tola
Sinopse: Três gerações de mulheres que buscam se reconhecer para entender a desestruturação familiar, o luto e a violência herdada.
19 nov
18h
La carta
Sinopse: Depois de muitos anos de ausência, Lupe retorna à sua comunidade. O reencontro com Rosalía, sua melhor amiga de infância, e a carta que ela lhe escreveu quando se despediram mudam o rumo de suas vidas. O amor ressurge com ainda mais força.

18h20
Rojo
Sinopse: Rojo é um jovem de 20 anos que dedica seu tempo à arte circense e ao malabarismo em um dos semáforos de Acapulco. Em meio à violência que permeia seu estado, os sonhos e inquietações de Rojo o aproximam de jovens com ideias e gostos similares, e assim ele constrói uma família com seus amigos.
18h45
Gente de mar y viento
Sinopse: A história de duas comunidades do Istmo de Tehuantepec, em Oaxaca Álvaro Obregón, um vilarejo de pescadores, e La Venta, um vilarejo agrícola e sua luta para resistir aos ataques de empresas eólicas transnacionais.
20 nov
18h
La espera
Sinopse: Yazmín e Zenaida, nora e sogra, vivem à espera da chegada de seus maridos dos Estados Unidos. O tempo revelará possibilidades infinitas.
18h15
Mujer de tierra
Sinopse: O filme narra a história das mulheres da comunidade nahua de Hueyapan, em Puebla, que através de seus bordados, suas atitudes e sua rebeldia e amor próprio, buscam transformar suas vidas e sua comunidade.

18h30
Prólogo y epílogo
Sinopse: Alejandra decide terminar o namoro com Marcos, que não aceita e tenta forçá-la a continuar no relacionamento. Sem poder contar a ninguém o que está vivendo, ela terá que fugir dessa situação.
18h50
Tiempo de lluvia
Sinopse: Uma curandeira indígena enfrenta a iminente partida de seu neto para a Cidade do México.
Realização
Consulado General de México em Rio de Janeiro