 
artista visual
Gabriela Irigoyen
curadoria
Irene de Mendonça Peixoto (designer)
abertura
26 nov
qua 17h
visitação
27 nov a 8 fev
ter a dom 11h às 19h
Gratuito

atividades extras
4 dez, 18 dez e 31 jan
- 16h30 - visita mediada com a artista
- 17:30h - performance interativa
Sinopse
A mostra apresenta livros de artista criados por Gabriela Irigoyen entre 2010 e 2025, que subvertem a estrutura tradicional do livro e propõem experiências visuais, sensoriais e poéticas. Convidam o público a habitar o livro como objeto tridimensional. As obras combinam técnicas gráficas e pictóricas — como desenho, carimbo, gravura, aquarela, colagem, caligrafia, bordado, assemblage e impressões experimentais — fundindo esses elementos para criar uma poesia que se desdobra na leitura e na visualização. Amplia-se os modos de ler e pergunta-se: o poema está no livro ou o livro é o poema?
Atividades Extras
4 dez, 18 dez e 31 jan
Galerias do primeiro andar
- 16h30
- Visita Mediada com a Artista
 Um diálogo exclusivo sobre o processo criativo e os conceitos das obras em exposição.
 
- Visita Mediada com a Artista
- 17:30h
- Performance Interativa: "Me conta uma história"
 A artista confecciona um livro único ao vivo, enquanto o participante narra uma história breve. O livro feito durante a performance é uma lembrança para o participante levar consigo.
 
- Performance Interativa: "Me conta uma história"
Minibiografia
- Gabriela Irigoyen é artista visual, designer e pesquisadora. Desde 2004, dedica-se à criação de livros que atravessam as fronteiras entre arte, design e poesia. Cria livros-objeto e livros de artista com abordagem poética e experimental, explorando as materialidades do livro como espaço de invenção. Explora dobras, costuras, inserções, cortes e silêncios como linguagem — e têm sido apresentados em exposições no Brasil e no exterior, em cidades como Paris, Lima, Barcelona, Cidade do México, Les Baux-de-Provence, Guayaquil, Recife, Brasília, Teresópolis e Rio de Janeiro.
 Sua trajetória inclui exposições individuais no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), participação na Bienal de Diseño y Cartel Bolivia e no Museu Yves Brayer (França), além de colaborações com universidades e escolas de arte em diversos países da América Latina e na França. Em 2021, criou uma editora independente dedicada à autopublicação de obras em edições especiais e manuais, que tensionam a lógica tradicional do livro e propõem experiências sensoriais de leitura. Mestre em Design pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde também integra o grupo de pesquisa Design, Arte e Vida, Gabriela investiga atualmente os livros e cadernos de artista multimídia, suas relações com as tecnologias contemporâneas e os modos de circulação e fruição que essas relações tornam possíveis.
- Irene de Mendonça Peixoto é designer e professora, é formada em Design pela Escola de Belas Artes da UFRJ, pós-graduada pela École Supérieure des Arts Modernes - Paris. Mestre pela Escola de Comunicação da UFRJ e doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Fundadora do T_ira-linhas Studio_ (1979-2005) e Núcleo-i Designers Associados (2006), desenvolveu diversos projetos nas áreas de moda, artes visuais e cultura. Professora da graduação em Design Comunicação Visual da UFRJ desde 1992, também é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Design da UFRJ desde 2017 na linha de pesquisa Design e Cultura.