 

Sinopse
Estrelas de Ébano - Um tributo às damas pretas do Jazz à Bossa Nova é um show em tributo às cantoras negras que, com suas composições e sonoridades, transformaram a história da música. Com uma proposta intimista e inspiradora, Debora Ondina, cantora niteroiense, apresenta um repertório que revisita clássicos do jazz, do samba e da bossa nova, mostrando como essas vozes ecoam até hoje.
O show nasce a partir de uma jornada pessoal de Debora Ondina, aliada ao desejo de realizar um show que falasse sobre histórias de mulheres pretas. A pesquisa sobre as cantoras, repertórios e movimentos musicais surge em um momento de reflexão sobre sua própria identidade, sobre apagamentos, sonhos e busca pela ancestralidade.
A apresentação reflete um desejo pelo encontro, como cantora preta, com a sensibilidade, a estética e a sonoridade de cantoras como Aretha Franklin, Nina Simone, Elizeth Cardoso, Dolores Duran, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Leny Andrade, Alaíde Costa e outras que marcaram gerações e expressaram sensivelmente sua resistência por meio da arte.
O legado e a influência dessas mulheres pretas na sociedade, em contextos de exclusão e constante luta por igualdade de direitos, é fonte de inspiração para que cada mulher se sinta fortalecida e encorajada a ir ao encontro dos seus sonhos e ocupar o lugar que desejar.
Programa
- Amazing Grace
- Little Girl Blue
- Feeling Good
- I say a little prayer
- Rio Antigo
- Me deixe em paz
- Freeway of love
- At last
- Eu não existo sem você
- Chega de Saudade
- Blue Moon
- Cheek to cheek
- My romance
- Misty
- Dream a little Dream
- Killing me Softly
- Trocando em miúdos
- Influência do Jazz
- Por causa de você
- Meu Guri
- Malandro
- Chovendo na roseira
- I wanna dance with somebody
- Mas que nada
Minibiografia
Debora Ondina é cantora e intérprete, com carreira marcada por releituras de clássicos da MPB, do jazz e da bossa nova. Em 2024, estreou Estrelas de Ébano, show que homenageia as grandes vozes femininas pretas que transformaram a música e seguem ecoando resistência.
Ficha-técnica
- Voz: Debora Ondina
- Piano: Caroline Novaes
- Violão: Marcelo Malta
- Percussão: Rubens Pavuna
- Sopro: L.F. Trick
- Contrabaixo Acústico: Sandra Nisseli
- Dança: Andréia Diniz e Vinícius Sorriso
- Encenação em Meu Guri: Débora Moreno
- Produção: Debora Ondina
- Direção Musical: Carolina Novaes
- Assistentes de Produção: João Pedro Franco (96472-7342) e Maria Clara Rodrigues
- Fotografia: Claudia Polycarpo
- Videomaker: Felipe Soares