
com
Bernardo Jannuzzi
Pedro Sett
R$20 (meia R$10)

Tocata da Av-Rio às 15h
Sala de Cursos · Gratuito
os participantes podem assistir ou trazer seus instrumentos para tocar
Sinopse
Neste recital, a Associação de Violão do Rio apresenta dois jovens violonistas premiados em importantes certames nacionais no segundo semestre de 2024. Bernardo Jannuzzi (UFRJ) foi o único violonista classificado para o Concurso “Prelúdio”, aberto a todos os instrumentos eruditos e televisionado pela TV Cultura, chegando à fase semifinal do certame, e Pedro Sett (UNIRIO) conquistou o primeiro lugar do 35°Concurso de Violão Souza Lima, na categoria sem limite de idade, realizado em São Paulo.
Sobre a Tocata
Antes do evento, às 15h, haverá a Tocata da AV-Rio, gratuita, na Sala de Cursos. Os interessados em participar poderão trazer seus instrumentos e a vontade de compartilhar a sua arte e/ou assistir as apresentações.
Programa
-
Iª Parte: Bernardo Jannuzzi: violão
J.S. Bach - Allegro assai. Sonata para violino solo BWV 1005
Julian Arcas - Fantasia sobre temas da Traviata
Manuel M. Ponce - Prelúdio em Mi maior
Lina Pires de Campos - Ponteio e Toccatina
Radamés Gnattali - Dança brasileira-Radamés Gnattali -
IIª Parte: Pedro Sett: violão
J. S. Bach - Prelúdios BWV 846 e 996
Isaac Albéniz - Granada (arr. de N. S. Barros)
Fernando Sor - Variações sobre um tema de Mozart
Nikita Koshkin - The Fall of Birds
I. Andante quasi Passacaglia II. Toccata
Francisco Mignone - Estudos 2 e 12
Minibio
BERNARDO JANNUZZI
Iniciou seus estudos de violão aos 14 anos, ingressando em seguida no Conservatório de Música de Niterói. Com 16 anos, integrou o corpo da Orquestra do Liceu Nilo Peçanha (ONP) como guitarrista e violonista, realizando diversas apresentações em escolar municipais e estaduais de Niterói, assim como na Câmara de Vereadores da cidade. Aos 17 anos, ingressou no Curso Técnico da Escola Villa-Lobos, também recebendo bolsa concedida pela Orquestra de Cordas da Grota para participar do Festival do Vale do Café (Vassouras, RJ), onde fez masterclass com Turibio Santos. Ingressou no Bacharelado em Violão da UFRJ, onde é orientado por Paulo Pedrassoli. Já tocou o Concerto RV93 de Vivaldi com a Orquestra de Cordas da Grota, sob regência de Katunga Vidal. Em 2023, foi finalista de dois concursos nacionais de violão: o I Concurso Sebastião Tapajós e o Concurso Nacional Fred Schneiter. Em 2024, foi o único violonista classificado para o Concurso “Prelúdio”, aberto a todos os instrumentos eruditos e televisionado pela TV Cultura, chegando à fase semifinal do certame.
PEDRO SETT
Carioca, iniciou seus estudos em 2020 ao ingressar no Curso Técnico em Música do Colégio Pedro II (RJ), onde foi orientado por Vanessa Weber. Durante os três anos de sua formação, participou de festivais de música e masterclasses com Luiz Cláudio Ribas (UNESPAR), Alexandre Lopes (UNILA) e Fábio Zanon. Começou a dar aulas de música aos 16 anos, ministrando aulas na Associação pela Vida (ONG), onde ensinou Teoria Musical e Violão para jovens e adultos. Posteriormente, lecionou em diversas escolas de música e foi tutor na Oficina de Iniciação Musical da Escola Municipal Rubem Berta, com jovens do ensino fundamental na zona oeste do Rio de Janeiro. Hoje em dia atua como professor particular e em escolas de música. Em 2023 ingressou no Bacharelado em Violão da UNIRIO, onde integra atualmente a classe de Nicolas de Souza Barros. Em 2024, conquistou o primeiro lugar do 35° Concurso de Violão Souza Lima, realizado em São Paulo.