Pular para o conteúdo principal
NewsletterLogomarca VITRAL CULTURAL

Tarde Literária: transformando a paixão em uma carreira

Publicado em:
11/11/2024
Onze mulheres posando para uma foto em frente a uma tela de projeção em um auditório. Na tela, há um cartaz com o título "Caminhos para Autores Amadores e Independentes" e fotos de três palestrantes. O evento parece ser uma palestra ou oficina para escritores, com informações sobre os temas e nomes das palestrantes: Gisele Fortes, Luciana de Gnone e Natalie Gerhardt. As participantes na foto seguram livros, provavelmente obras próprias, indicando um encontro de autores independentes ou lançamento literário.
Especialistas no mercado literário dão aula sobre o tema no Teatro do Centro Cultural.

No último dia 26, autores, leitores, estudiosos, interessados e profissionais da área editorial foram convidados a participar de um encontro que abordava os possíveis caminhos a trilhar dentro do mercado literário, que está cada vez mais competitivo. Foi no Cinema do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) que a literatura protagonizou mais uma Tarde Literária, dessa vez, o tema discutido foi: “Caminhos para Autores Amadores e Independentes”.
 

O encontro funcionou como uma espécie de guia com orientações essenciais para autores que já se profissionalizaram e para os que ainda não entenderam a importância de fazê-lo. Uma verdadeira oportunidade para aprender a transformar a paixão em uma carreira. Gisele Fortes, autora best-seller de romances para jovens adultos, foi quem abriu o evento. "A Arte de um produto de Qualidade" — como foi chamada — se tratou de uma discussão que destacava a importância de desenvolver produtos literários de alta qualidade. "Os Quatro Pilares do Sucesso Literário" foi o tema da segunda palestra do encontro. Com as ponderações da autora de ficção policial Luciana de Gnone, o assunto do momento era estabelecer uma carreira literária de sucesso a partir de quatro fatores: produto, marketing, autoridade e conexões. 
 

Na última palestra do dia, intitulada "Navegando pelo Mercado Editorial", a tradutora e autora de romances voltados ao empoderamento feminino, Natalie Gerhardt, finalizou o encontro com uma viagem ao mercado editorial, auxiliando autores a se posicionarem de forma estratégica no mercado. Ao final dessa grande troca de experiências, o público ainda participou de um sorteio de livros.
 

Ao comentar sobre como foi o evento, Luciana diz que contou com uma audiência engajada, que reagia com perguntas pertinentes e aprofundava cada discussão. "Este encontro foi um momento de conexão entre pessoas dedicadas à arte da escrita. Estou grata por ter participado e espero por futuras iniciativas que continuem promovendo a literatura de maneira significativa", pontua.