Apresentações musicais gratuitas no saguão de entrada
Gratuito
Sinopse
No fervor do verão carioca, almejando que cada vez mais o “Brasil conheça o Brasil”, o CCJF recebe diferentes ritmos musicais brasileiros menos difundidos, em apresentações gratuitas e únicas no histórico saguão de entrada, promovendo o acesso e a integração da música com o movimento da cidade. Nessa data teremos a apresentação do Atabloco, que passeia pelas raízes e influências dos toques de terreiro.
O grupo Atabloco trabalha com um repertório que transita entre o sagrado e o profano. O repertório, executado em formações que, dentre outros instrumentos percussivos, explora a utilização dos atabaques, como resultado do trabalho desenvolvido nas oficinas do bloco, único do Rio de Janeiro composto majoritariamente por esse tipo de tambor. Nesse contexto, será realizada uma apresentação com ênfase em obras autorais e instrumentais, cujos arranjos são elaborados, sobretudo sob a influência dos toques de Umbanda, possibilitando um passeio pelas raízes e influências que deram origem a ritmos importantes para a música popular brasileira.
Minibio
O Atabloco é uma escola de música, situada na região da Pequena África, fundada em 2018, que tem com atividade principal o ensino do atabaque, instrumento percussivo de origem africana, usualmente tocado em religiões como a Umbanda e o Candomblé, em Manifestações artísticas como a Capoeira e também tem uso muito frequente em set percussivo de diversos ritmos brasileiros, como o Axé e o Samba.
Ficha-técnica
IDEALIZADOR, FUNDADOR E COORDENADOR: ART, músico, negro, LGBTQIA+, nascido e criado no Morro da providência, com mais de 20 anos de experiência em percussão, ministrando aulas há 5 anos, já contando com aproximadamente 500 alunos.