Sinopse
No fervor do verão carioca, almejando que cada vez mais o “Brasil conheça o Brasil”, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) recebe diferentes ritmos musicais brasileiros menos difundidos, em apresentações gratuitas e únicas no histórico saguão de entrada, promovendo o acesso e a integração da música com o movimento da cidade. Nessa data teremos a apresentação do grupo Zanzar, com Roda de Coco.
A Roda de Coco do Grupo Zanzar integra o espaço público como locus ativo e participativo de interação cultural. De forma ampla e democrática, oferece a possibilidade de participação a quem quiser experimentar a Roda. Com contextos próprios da música e da dança, aqueles que se aproximam podem reconhecer e se apropriar dos modos de expressão da cultura do Coco de Roda, vislumbrando a riqueza e a diversidade que dão suporte às construções das identidades culturais brasileiras.
Programa
- Marinheiro Só
- Quem te Ensinou a Nadar
- Não é o Balanço do Mar
- O Sol Lá Vem / Sai do Sereno
- Tá Caindo Fulô
- Ararinha (Gavião voou, voou… )
- Baixa Limoeiro
- Balança o Galho da Limeira
- Baralho
- Engenho Novo / Engenho da Arara
- Besouro Mangangá
- Minha Sabiá, Minha Zabêle
- Sabiá
- Pinião
- Mestre Sabino
- Coco Dendê Trapiá
- Três Cocos
- Sou de Minas
- Eu pisei na pedra
- Passarinho Verde
- Eh Bumba Chora
- Mana (teus cabelos)
- Morena Bonita (quem Vem Ver …)
- Oh Nulé
- Coco do Zanzar
Ficha Técnica
- DIREÇÃO GERAL E BRINCANTE: Lais Bernardes é brincante fundadora do Grupo Zanzar.
- COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO E BRINCANTE: Renata Versari, desde 2011, pesquisa danças populares no Grupo Zanzar.
- COORDENAÇÃO DE MÍDIA DIGITAL E BRINCANTE: Priscila Maia, brincante da cultura popular e monitora do Grupo Zanzar desde 2013.
- PROFESSORA, PRODUÇÃO EXECUTIVA E BRINCANTE: Itana Gomes, professora do Grupo Zanzar e fundadora do Brincantes da Pedra Branca.
- PROFESSORA, PRODUÇÃO EXECUTIVA E BRINCANTE: Priscila Barros, professora de Artes no Grupo Zanzar.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA E BRINCANTE: Marcelle Nascimento, integrante do Grupo Zanzar desde julho de 2013, é monitora do Grupo.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA E BRINCANTE: Simone Ferreira atua no Grupo Zanzar desde 2012, onde também é monitora.
Minibio
O Zanzar é um coletivo cultural que pesquisa e difunde as culturas tradicionais brasileiras: Coco, Jongo, Frevo, Cirandas, Sambas de Roda, Cavalo-Marinho, Afoxés, Carimbós, Caboclinhos, entre outros. Ao longo dos seus 19 anos de existência, o Zanzar vem desenvolvendo iniciativas artístico-culturais e educativas que contribuem para a valorização e difusão das sabedorias ancestrais criadas e reveladas pelas mestras e mestres tradicionais. O grupo constituiu sólida parceria com o Circo Voador para a realização de suas oficinas sistemáticas, promovendo semanalmente encontros em torno das linguagens das danças e dos ritmos populares dentro das atividades da ELA (Escola Livre de Artes). Realiza, em toda última 5ª feira de cada mês, sua Roda de Coco pública e gratuita sob os Arcos da Lapa e apresentações que buscam afirmar a potência das culturas tradicionais.