transmissão simultânea
Youtube do CCJF
Gratuito
programação
clique aqui
Sinopse
O evento, realizado em pareceria com o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), pretende promover o debate da representação/apresentação do corpo tornado visível no espaço da arte. A proposta é pensar a identidade do sujeito humano, problematizando a ideia de uma humanidade abstrata concebida como sujeito individual e autônomo.
Trata-se de questionar o modelo hegemônico do homem branco europeu, essa matriz da cultura instituída na modernidade colonial. Nossa ambição é considerar a arte crítica do corpo hegemônico e pensar a identidade humana como uma multiplicidade marcada por relações sociais e afetivas estabelecidas com outros corpos, humanos e não humanos – mitos, rituais, festas, danças, máscaras ou, ainda, no encontro com as coisas, os deuses, os animais.
Palestrantes do grupo Modos
- Ana Cavalcanti (UFRJ)
- Ana Albani (UFRGS)
- Emerson Dionisio Gomes Oliveira (UnB)
- Luiz Cláudio da Costa (Uerj)
- Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp)
- Marize Malta (UFRJ)
- Luiz Alberto Freire (UFBA)
- Andrei Dignart (UERJ, jovem curador especialmente convidado)
Conferencista convidada:
- Els Lagrou (UFRJ)
Palestrantes convidadas:
- Elaine Dias (Unifesp)
- Gabrielle Nascimento (Unicamp)
- Maraliz Christo (UFJF)
- Tatiana Lotierzo (USP)
Bios
Ana Maria Tavares Cavalcanti: historiadora da arte, professora associada da EBA-UFRJ, atuando na graduação e na pós-graduação. Curadora das exposições “Múltiplos olhares – Mulheres artistas nas Coleções FUNARJ” (Museu do Ingá, 2021), o “Trabalho de artista: imagem e auto-imagem” (Pinacoteca-SP/MNBA, 2018-2019) e “Paisagem na Academia” (MNBA RJ, 2017).
Luiz Cláudio da Costa: professor associado do Instituto de Artes da UERJ, atuando na graduação e na pós-graduação. Curador das exposições “Espaços do ainda” (CCSP/Paço Imperial, 2022-2023), “Tempo-Matéria” (MAC-Niterói, 2010), entre outras. Publicação mais recente: “A condição precária da arte: corpo e imagem no século XXI” (Relicário, 2022).
Apoio Institucional
- Centro Cultural Justiça Federal
Realização
- Grupo Modos
- PPGArtes (UERJ)
- PPGAV (EBA-UFRJ)
Patrocínio
- Faperj
- CNPq
Parceria
- MNBA