Gratuito
maiores de 14 anos
Sinopse
Uma apresentação literária em formato de leitura dramatizada e performática de contos e escritos de doze escritoras brasileiras de diversas épocas, feita por três atores: Rogerio Cavalcante e Castro (realizador do projeto), Lucélia Santos e Giulia Marinho.
Isso é o Letras Femininas da Literatura! Que trará de Julia Lopes de Almeida, contemporânea de Machado de Assis, a Taís Espírito Santo, jovem escritora do subúrbio do Rio de Janeiro, passando também pelas obras de Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, Olga Savary, Edla Van Steen, Eliane Potiguara, Tânia Jamardo Faillace, Dinah Silveira de Queiróz, Adélia Prado e Lygia Fagundes Telles. Sendo que Carolina Maria de Jesus e Eliane Potiguara receberão homenagens.
A apresentação será dramatizada pela renomada atriz Lucélia Santos, que sempre passeou por teatro, TV e cinema desde sua estreia na novela Escrava Isaura, de 1976, aos 19 anos; passando por Giulia Marinho, roteirista, atriz e diretora de cinema do Vidigal, com 20 anos; e chegando ao realizador do projeto ator e cineasta formado recentemente pela UFF, Rogerio Cavalcante e Castro.
O projeto é contemplado pelo edital Viva o Talento, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal.
Objetivo: Letras Femininas é um projeto cultural de formação de leitores, de incentivo à leitura e à arte literária, um espetáculo voltado ao público adolescente e adulto, direcionado a jovens do ensino médio de escola pública e aberto ao público em geral.
Programação
- Lucélia Santos: contos Correspondência Completa (Ana Cristina Cesar) e Quando parei de mandar beijos (Taís Espírito Santo).
- Giulia Marinho: contos A Caolha (Júlia Lopes de Almeida), Sem enfeite nenhum (Adélia Prado) e Venha ver o pôr do sol (Lygia Fagundes Telles).
- Rogerio Cavalcante e Castro: contos A porca (Tânia Jamardo Faillace), Intimidade (Edla Van Steen) e A moralista (Dinah Silveira de Queiroz).
Juntos:
- Lucélia e Giulia: conto Uma galinha (Clarice Lispector)
- Rogerio, Lucélia e Giulia: conto King Kong x Mona Lisa (Olga Savary)
- Trechos da obra de: Carolina Maria de Jesus e Eliane Potiguara lido pelos três, improvisadamente.
Nome das escritoras e respectivos contos
- Adélia Prado (Sem enfeite nenhum)
- Ana Cristina César (Correspondência completa)
- Carolina Maria de Jesus (vários textos)
- Clarice Lispector (Uma galinha)
- Dinah Silveira Martins (A moralista)
- Edla Van Steen (Intimidade)
- Eliane Potiguara (vários textos)
- Júlia Lopes de Almeida (A caolha)
- Lygia Fagundes Telles (Venha ver o por do sol)
- Olga Savary (King Kong x Mona Lisa)
- Taís Espírito Santo (Quando parei de mandar beijos)
- Tânia Jamardo Faillace (A porca)
Bios
Lucélia Santos: renomada atriz brasileira, com importante carreira no teatro, TV e cinema. Com 19 anos estreou a novela Escrava Isaura, em 1979, um grande marco da teledramaturgia.
Rogerio Cavalcante e Castro: ator, roteirista e cineasta formado pela UFF, idealizador e realizador do projeto.
Giulia Marinho: atriz, diretora de cinema, moradora do Vidigal.
Patrocínio
- Edital Viva o Talento
- Prefeitura Municipal do Rio
- Lei Paulo Gustavo