Gratuito
Sinopse
Após uma pausa de quatro anos devido à pandemia, o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha tem o prazer de retomar sua Mostra de Cinema Espanhol, promovendo a diversificada cinematografia espanhola no território brasileiro.
Esse ano a Mostra contará com a parceria de Centros Culturais e Cinemas em Goiânia, Palmas, Belém do Pará, Rio de Janeiro, Manaus, Aracajú, Fortaleza e Florianópolis, que exibirão filmes recentes, com diferentes temáticas e gêneros, e que trazem o olhar de excelentes diretores espanhóis da atualidade como Álvaro Longoria, Benito Zambrano, Álvaro Fernández Armero, e a premiada diretora Icíar Bollaín.
O público dessas cidades vai poder disfrutar do mais alto nível do cinema espanhol. O objetivo é que a mostra volte com toda a força e, no ano que vem, possa estar em mais cidades brasileiras.
Programação
Dia 16/10 – 18h
Sanctuary
**(**2020)
Diretor: Álvaro Longoria
Duração: 75 min
Documentário | Meio ambiente
Este documentário trata sobre a luta ambiental travada em 2018 pelo Greenpeace para apoiar a criação da maior reserva marinha do planeta no Mar de Weddell. Mais de 1,8 milhões de quilômetros quadrados de santuário marinho para garantir a vida na Terra nos próximos anos.
Dia 17/10 – 18h
Iberia
(2005)
Carlos Saura
Duração: 99 min
Documentário | Musical
Adaptação da suíte “Iberia” de Isaac Albéniz. Documentário sobre o mundo do flamenco. A história nasce da própria música e daqueles que a executam: os músicos e dançarinos. A câmera dança ao ritmo da melodia enquanto o filme recria e reinventa peças musicais e funde balé clássico, dança contemporânea espanhola e flamenco
Dia 18/10 – 18h
Intempérie (2019)
Benito Zambrano
Duração: 103 min
Drama | Western
Um menino que fugiu de sua cidade ouve gritos de homens que o procuram. O que resta a ele é uma planície infinita e árida que deverá atravessar se quiser sair definitivamente do inferno do qual foge. Diante da perseguição de seus algozes, seus passos se cruzarão com os de um pastor que lhe oferece proteção e, a partir desse momento, nada será igual para nenhum dos dois.
Dia 19/10 – 18h
Yuli (2018)
Icíar Bollaín
Duração: 109 min
Drama
Filme sobre o dançarino cubano Carlos Acosta, uma viagem temporal por sua vida, lenda da dança e o primeiro dançarino negro a desempenhar alguns dos papéis mais famosos do balé, originalmente escrito para brancos, em companhias como o Houston Ballet ou Royal Ballet de Londres (onde é dançarino principal há mais de 15 anos).
Dia 20/10 – 17h
As ovelhas não perdem o trem (2014)
Álvaro Fernández Armero
Duração: 103 min
Comédia
Comédia otimista sobre como um grupo de amigos, na casa dos 40 anos, enfrenta as mudanças da sociedade atual. O desemprego, a necessidade de reciclagem, as histórias de amor que raramente seguem a premissa do “para sempre” e a sensação de que as coisas não são como nos disseram envolvem alguns personagens que farão todo o possível para colocar suas vidas de volta nos trilhos, combinando o cotidiano com as situações surrealistas com as quais todos nós podemos nos identificar.