Cinedebate
Gratuito*
*senhas distribuídas
30 min antes
Sinopse
MOSTRA 60 X 6 (Cinedebate)
Ciclo de encontros cinematográficos mensais que, a partir da Ditadura Militar, provocam reflexões sobre temas imbricados em nossa sociedade até hoje. Sempre na 2ª terça-feira de cada mês.
Os bate-papos ocorrerão após a exibição dos filmes, transversalizando os debates e enriquecendo com a troca de experiências.
SESSÃO Meios de Comunicação e Democracia
Derivadas do factoide, as Fake News são a evolução na construção entre retórica e mentira para ocultar uma ideologia que as alicerça estruturalmente.
Tendo a mídia o papel fundamental de proporcionar informações à sociedade perante os fatos, como se dá, metodologicamente, o compromisso ético do jornalismo na defesa da democracia?
Debateremos questões como história, gênero e desigualdade social e racial no contexto da repressão e do terror de Estado, embasando a curadoria da mostra.
Programação
17h - Sessão
- “MEDIÁPOLIS, MEDIOS Y GOBIERNOS DE AMÉRICA LATINA”, dirigido por Paula de Luque, produção Baraka Cine
- “8/1 – A DEMOCRACIA RESISTE”, dirigido por Julia Duailibi e Rafael Norton, produção Globo News
19h - Debate
- O debate contará com a participação de Marcelo Schapces, Julia Duailibi e/ou Rafael Norton, Beatriz Bissio, Gustavo Gindre, Oona Castro e Dario Gularte.
Minibio
Dario Gularte é roteirista e diretor cinematográfico. Dirigente da Domínio Público Agência Cultural, trabalha em parceria com diversas instituições públicas brasileiras nas esferas federal, estadual e municipal com vistas ao desenvolvimento de projetos de produção, distribuição e exibição de conteúdos nacionais e latino-americanos no Brasil e no exterior. Em sua trajetória, já dirigiu associações de classe, organizou e participou de encontros nacionais e internacionais do setor audiovisual. Como curador de mostras e festivais, jurado em comitês de seleção e consultor de políticas públicas, atua na disseminação do audiovisual brasileiro e latino-americano.
Ficha-técnica
Organização e Curadoria: DARIO GULARTE
Realização: DOMÍNIO PÚBLICO AGÊNCIA CULTURAL
Apoio Institucional: CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL – RJ
Registro imagético: DANIELE GRAZINOLI
Apoio
COALIZÃO BRASIL POR MEMORIA, VERDADE, JUSTIÇA, REPARAÇÃO E DEMOCRACIA.
COMISSÃO DA VERDADE E MEMÓRIA – UFRJ