A ideia da série Por Dentro do CCJF é trazer, a cada mês, um curto bate-papo com um convidado(a), inspirado naquelas boas prosas que acontecem na hora do café e que, muitas vezes, dá uma leveza no dia a dia.
Lucas de Melo, estagiário do Setor de Artes Cênicas e Audiovisual, é o convidado deste mês da série de entrevistas Por dentro do CCJF. Ele conta, entusiasmado, um pouco sobre carreira, planos, principais funções dentro do CCJF e relembra um dos momentos que considera memorável da vida profissional. Confira a íntegra do papo, logo abaixo:
VITRAL CULTURAL: O que te fez escolher o curso de Produção Cultural? Como é estagiar no Centro Cultural Justiça Federal?
Lucas de Melo: Produção Cultural é o curso que sempre procurei, ainda que não soubesse da existência dele. Sempre fui muito encantado pela arte e a cultura, especialmente brasileiras. Então, quando descobri que tinha um curso que mesclava tantos dos meus gostos, não tive dúvidas de que precisava estar lá. Estagiar no CCJF é incrível, tenho conseguido colocar em prática os estudos teóricos da faculdade, com supervisão excelente e liberdade para também poder criar e contribuir com meu Setor.
VITRAL: Quais suas principais funções no CCJF? Qual é a atividade que você mais gosta de realizar?
Lucas: Entre as minhas principais funções estão o apoio à curadoria, produção e difusão de atividades culturais nas áreas do audiovisual e artes cênicas, o acompanhamento interno de mostras, festivais e espetáculos e as organizações de cronograma, arquivos, relatórios e planilhas. Definitivamente a função que eu mais gosto é poder estar perto de artistas e produtores, dialogando e trocando experiências com eles.
VITRAL: Conte-nos alguma curiosidade ou caso que considere memorável, seja profissional ou pessoal?
Lucas: É até difícil escolher um só! Mas posso dizer que um caso muito memorável foi estar envolvido profundamente nos processos do II Festival Identidade em Cena, que aconteceu no CCJF em junho de 2025. Reunir minha profissão e uma luta pessoal em prol da arte e cultura é, com toda certeza, muito memorável para mim.