Pular para o conteúdo principal
NewsletterLogomarca VITRAL CULTURAL

Cinema e sustentabilidade se unem na Mostra Mar Azul à Vista

Publicado em:
10/11/2025
Homem e mulher estão de costas, sentados em poltronas pretas acolchoadas em uma sala de cinema. Na tela, à frente deles, uma cena de parte do planeta Terra com a frase "Mar Azul à Vista".

No dia 25 de outubro, o Cinema do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) recebeu a Mostra Mar Azul à Vista, um evento produzido por Meg Antunes que uniu cinema, educação e sustentabilidade, despertando a consciência ambiental entre crianças e jovens.

O curta Mar Azul à Vista é uma animação 3D que mostra uma viagem pelo Oceano Atlântico feita por seis crianças e um comandante barbudo, a bordo de um veleiro chamado Linda Galera. Durante o trajeto, eles vivem uma aventura divertida e cheia de descobertas, aprendendo sobre o mar e sua importância.

A história também fala sobre a “Amazônia Azul”, que é o território marítimo do Brasil que possui inúmeras riquezas naturais e é uma região essencial para o equilíbrio do clima, e mostra como ele é fundamental tanto para o meio ambiente quanto para a economia e a ciência. O filme tem duas versões: uma voltada para crianças e outra para jovens e faz parte de um movimento que leva informação de forma acessível e educativa sobre a iniciativa da Década do Oceano, que foi pensada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar governos, escolas e instituições sobre o conhecimento em relação aos mares e oceanos entre os anos de 2021 a 2030.

A mostra contou com atividades interativas que tinham o objetivo de ampliar o aprendizado de forma dinâmica e divertida. As pinturas faciais, o quiz educativo e as conversas com os participantes foram formas de conscientizar sobre um tema que talvez muitos não conhecessem, estimulando a curiosidade e a reflexão sobre o papel de cada um na preservação dos oceanos.

A Mostra Mar Azul à Vista mostrou que o cinema tem um papel importantíssimo no aprendizado de crianças e jovens, provando que a educação também é feita através da arte e da experiência e que a preservação dos oceanos contribuem positivamente na vida de todos, além de ressaltar que ela pode ser feita com pequenos gestos do cotidiano. A produtora Meg Antunes compartilhou que o público fez comentários positivos sobre o evento. “O objetivo da mostra foi divulgar o Projeto Mar Azul à Vista, que inclui a animação e exposição de peças artesanais temáticas, como a tartaruga em artesanato e um navio em miniatura, que juntos criam a ambientação desejada. Os participantes, ao final, fizeram comentários positivos sobre a animação, inclusive sobre o conteúdo didático e interessante”, declarou a produtora.