
R$20 (meia R$10)

Sinopse
No 2º concerto da série Vitrine Musical UNIRIO, teremos a Orquestra Carioca de Flautas, com repertório de música brasileira e carioca. A Orquestra Carioca de Flautas, idealizada pelo flautista, professor e pesquisador Sérgio Barrenechea, teve a sua estreia no 1º Encontro Carioca de Flautas, em 2016. Desde então, tem se apresentado com regularidade em várias salas de concerto da cidade como Sala Cecília Meireles, Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Centro de Referência da Música Carioca, Teatro Dulcina, Sala Villa-Lobos da UNIRIO, Biblioteca Parque, além do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF).
Produzindo, também, vários vídeos para os canais Flauta Carioca, MusicaUNIRIO e NIS-UNIRIO, no Youtube. É um grupo que prima por apresentar repertório novo na forma de composições e novos arranjos e adaptações, privilegiando a música carioca, para a formação de grupos de flautas, que incluem flautas mais graves, como as flautas em sol, flauta baixo e flauta contrabaixo.
Programa
-
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Modinha (Seresta n. 5)
arr. Augusto Silva -
Folclore
Caicó*****
arr. David Ganc -
Aurea Regina Coelho (n.1957)
Yanomamy (2023) -
Raul Costa d’Avila (n. 1961) - versão orquestral por Ivanov Basso
Mani: a lenda
para piccolo solo e orquestra de flautas
(Inspirada na estória de Mani, uma pequena e linda índia de uma tribo Tupi
que integra a comovente lenda pertencente ao folclore brasileiro)
I. Solene / II. Amoroso e Terno (Nascimento de Mani) / III. Alegre e Inocente (Mani brincando na floresta) / VI. Atormentado (Doença de Mani) / V. Carpido (Chorando a morte de Mani – Mani vira uma estrela no céu)
Vinícius Marinho, piccolo solo -
César Guerra-Peixe (1914-1993)
Quatro Coisas
para flauta solo e orquestra
I – Prelúdio: Solene / II - Movimentação Allegro comodo / III. Interlúdio: Andante / IV - Caboclo de Pena: Allegro vivace
arr. João Pedro Gomes
Augusto Silva, piccolo solo -
Léa Freire (n. 1957)
Risco
arr. Tiago Costa -
Jovino Santos Neto (n. 1954)
Metamorph (1994) -
Chiquinha Gonzaga (1847-1935)
Lua Branca*
arr. David Ganc -
Daniel Ganc e David Ganc
Um Pife pro Pai
arr. David Ganc -
Hermeto Paschoal (n. 1936)
Vale da Ribeira *
arr: David Ganc
*Estes arranjos fazem parte da pesquisa de Pós-Doutorado de David Ganc, em andamento na UNIRIO.
Essa pesquisa é financiada pela FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado Rio de Janeiro.
Ficha-técnica
- Piccolo: Isabella Passos e Augusto Silva;
- Flautas: Vinícius Marinho, Paula Martins, Roseli Moutinho,
- Kristal Izabela da Silva, Paulo José da Silva, João Pedro Gomes, Karine Curty,
- Raquel Paulino, Francisco Lira;
- Flautas em sol: Levi Chaves, Pablo Soares Lucas, Cláudia Silva de Assis;
- Flautas baixo: Thayssa Helen Nascimento e David Ganc;
- Flautas contrabaixo: Artur Rodrigues e Sérgio Barrenechea;
- Percussão: André Silva;
- Regência: Eduardo Lagreca Fan;
- Direção artística: Sérgio Barrenechea_._
Minibio
A Orquestra Carioca de Flautas, idealizada por Sérgio Barrenechea, apresenta-se com regularidade nos espaços culturais do Rio de Janeiro como a Sala Cecília Meireles, o Salão Assyrio, a Biblioteca Parque e o Teatro do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). É um grupo que prima por apresentar repertório novo na forma de composições e novos arranjos e adaptações para a formação de grupos de flautas, que incluem flautas mais graves como as flautas em sol, flauta baixo e flauta contrabaixo.
Sérgio Barrenechea é professor titular de flauta transversa no Instituto Villa-Lobos/UNIRIO. Atua com o Duo Barrenechea e o Quinteto Brasília, realizando diversos concertos em cidades brasileiras e estrangeiras. Participou como artista e professor de vários eventos e festivais como as Convenções Anuais da National Flute Association nos EUA, o Toronto Latin Flute Festival, o Festival Internacional de Flautistas no Peru, o Festival de Campos do Jordão, o Festival Villa-Lobos, e várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília e do Festival Conexões Musicais-UFF/UNIRIO. É o idealizador do “Encontro Carioca de Flautas” e “Festival Orquestras Sociais” que acontecem anualmente na UNIRIO.
Lançou os seguintes produtos frutos de suas pesquisas, fazeres artísticos e colaborações: CD “Duo Barrenechea - Momentos em Paris” (2008), CD “Quinteto Brasília – Brincadeira a Cinco” (2009), CD Triplo “A Música para Flauta de Francisco Mignone” (2010), DVD “Duo Barrenechea – Brasileiríssimo: Encontros (2015)” e o livro de partituras “A Música para Flauta e Piano de Francisco Mignone” (2016).
Apoio
Instituto Villa Lobos - UNIRIO