
facilitadoras
Bianca Ramoneda
Gabriela Irigoyen
R$200 (meia R$100)
desconto de 50% para professores da rede pública
maiores de 16 anos
Sinopse
Uma experiência literocultural inspirada pela poética de Manoel de Barros, em que cada participante terá a chance de confeccionar um livro artesanal para abrigar palavras, silêncios ou memórias.
Durante o encontro, a atriz e escritora Bianca Ramoneda guiará os participantes em uma jornada pela vida e obra de Manoel de Barros, com reflexões sobre sua biografia, seu ofício como poeta e a sua relação entre imagem e palavra. Já a artista visual Gabriela Irigoyen ensinará a criar um livro artesanal inspirados nos cadernos que o próprio poeta criava para seu uso pessoal em um processo simples e acessível a qualquer pessoa.
Um convite para os participantes construírem seus próprios livros de uma forma clara, simples, sem ferramentas caras ou difíceis de encontrar.
Não é necessário ter habilidades manuais para participar da oficina.
Cada participante sairá com o seu livro artesanal pronto para seu uso ou para dar de presente.
O material para a oficina será fornecido e as ferramentas disponibilizadas para uso durante o encontro.
Conteúdo Programático
Com Bianca
A partir de uma apresentação preparada especialmente para o evento serão abordados:
- biografia de Manoel de Barros e relação entre vida e obra;
- linhas que compõem a estrutura da obra;
- inverter para transver – a mudança de perspectiva como chave para o processo criativo de escrever;
- relação entre imagem e palavra – o ofício de poeta.
Com Gabriela
Os participantes vão aprender a fazer um livro artesanal inspirado nos cadernos que o próprio poeta fazia para escrever seus poemas. Ideais para pequenos formatos e publicações de pequenas tiragens. Um convite para construir nossos próprios livros de uma forma clara, simples, sem ferramentas caras ou difíceis de encontrar.
Sobre as facilitadoras
Bianca Ramoneda:
Escritora, jornalista, atriz. O diálogo com as artes é a tônica de todos os seus trabalhos. Durante 23 anos na TV Globo, foi roteirista de minisséries e dos programas Ofício em Cena e Starte (Globonews). Como apresentadora dos dois últimos, entrevistou cerca de 3.000 diferentes artistas do Brasil e do mundo para mais de 700 programas. Seu currículo inclui: publicações de livros de contos e poesias, curadorias de literatura para a Bienal do Livro e TV Globo, consultorias em comunicação e em narrativas, crônicas na imprensa, roteiros para musicais, peças de teatro, composições musicais e direção artística de shows, discos e clipes. Seu livro Só foi finalista do Prêmio Nestlé de Literatura.
Gabriela Irigoyen:
É artista, professora e designer. Desde 2004, Gabriela se dedica a criar livros com uma abordagem artística e experimental resultando em seus originais livros objeto e livros de artista. Seus trabalhos já foram publicados no Brasil e no exterior. Ela já participou de exposições coletivas e individuais em Barcelona, Cidade do México, Paris, Les Baux-de-Provence, Recife, La Paz, Guayaquil, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Em seu ateliê, no Rio de Janeiro, além de criar suas obras, também desenvolve projetos de livros para estúdios de design, galerias de arte, artistas, fotógrafos, editores e escritores independentes. Também dá aulas e palestras, presenciais e online, sobre a arte de criar livros.
É mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas Artes da UFRJ e é membro de dois grupos de pesquisa Arte, Design e Vida - Estudos e poéticas vinculado ao PPGD/EBA - UFRJ e GEL: Grupo de Estudos do Livro - vinculado ao curso de Design da UFU.