- Abertura “Baião de Serafim” de Guilherme Bernstein Seixas
- LYRISCHE STÜCKE (Peças Líricas) para Orquestra de Edvard Grieg e orquestradas por Wolfgang Kurz: 1. Matrosenlied (Canção do Marinheiro), 2. Das Bächlein (O Riacho), 3. Wächterlied (Canção do Vigia), 4. Französische Serenade (Serenata Francesa), 5. Notturno (Noturno), 6. An der Wiege (No Berço) e 7. Norwegischer Tanz (Dança Norueguesa)
- 6 Deutsche Lieder, Op. 103 (6 Canções Alemãs) para Voz, Clarineta e Orquestra de Louis Spohr e orquestradas por Wolfgang Kurz: 1. Sei still mein Herz (Aquieta-te, Meu Coração), 2. Zwiegesang (Duelo), 3. Sehnsucht (Saudade), 4. Wiegenlied in drei Tönen (Canção de Ninar em Três Tons), 5. Das heimliche Lied (A Canção Secreta) e 6. Wach auf (Acordar).

Orquestra Sinfônica e Popular Raul de Barros – OSPRB
diretor artístico/maestro
Mauricio Silva
R$30 (meia R$15)

Sinopse
Para o penúltimo concerto da Série OSPRB CCJF da temporada 2025, a orquestra preparou um programa com foco em três grandes compositores: Guilherme Bernstein Seixas, Edvard Grieg e Louis Spohr. Começando o concerto com a abertura Baião de Serafim da ópera Serafim e o lugar onde não se morre de G. B. Seixas, será explorada toda a rica textura que o maestro Guilherme Bernstein construiu para expressar essa fábula musical inspirada no nordeste brasileiro.
Seguindo, iremos para um momento lírico com as “Lyriske Stykker” (Peças Líricas) que o compositor norueguês Edvard Grieg compôs para piano e aqui serão interpretadas com a linda orquestração do maestro Wolfgang Kurz.
Fechando o programa, sobe ao palco a cantora Nicole Amorim que, junto com o clarinetista Mauricio Silva, irá interpretar os “6 Deutsche Lieder, Op. 103” (6 Canções Alemãs) do compositor alemão Louis Spohr. Essa obra foi brilhantemente orquestrada pelo maestro Wolfgang Kurz. A versão orquestrada das “Lyriske Stykker” e dos “6 Deutsche Lieder, Op. 103” terão sua estreia brasileira nesse concerto.
Programa
Minibios
Mauricio Silva: diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica e Popular Raul de Barros – OSPRB, o clarinetista Mauricio Silva possui uma carreira brilhante com vários prêmios e participações em turnês internacionais como o França Omega Tour 2010 e 2012 e o Chicago Omega Tour 2014.
Tem se destacado dentro e fora do Brasil em apresentações musicais vibrantes. Ganhador de diversos prêmios, Mauricio tem feito uma temporada de sucesso se apresentando como solista de diversos grupos e arrebatado o público. Ele recebeu importantes críticas de jornais franceses e é artista da ZAC Ligature.
Além de clarinetista, Mauricio é diretor artístico e maestro da OSPRB, coordenador do Programa Aprendiz de Niterói, professor em diversas instituições no Rio de Janeiro e CEO da Excelsius Produções Culturais.
Nicole Amorim - Cantora: iniciou os estudos em 2013 no Conservatório de Música de Niterói, onde conclui o curso básico em Canto. Já atuou como corista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e, com o Coro Oficina UNIRIO sob regência de Júlio Moretzsohn. Graduou-se no Bacharelado em Canto na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na classe da professora Doriana Mendes em 2022. Atuou como corista, em orquestras, e solista, em concertos com piano e violão, em diversas salas de cidades do Rio de Janeiro. Também integrou óperas como “Suor Angelica” - G. Puccini, “Die Fledermaus” - J. Strauss e “Fête Galante” - Ethel Smyth e participou de festivais no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
OSPRB: a Orquestra Sinfônica e Popular Raul de Barros – OSPRB destaca-se como um dos grupos sinfônicos mais versáteis e promissores do cenário musical brasileiro. Com excelência artística e um repertório que transita com maestria entre a música erudita e popular, a OSPRB também encanta o público com interpretações memoráveis de trilhas sonoras de games, animes e filmes. Sua presença tem sido requisitada nos mais prestigiados palcos, como o icônico Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Teatro Popular de Niterói. Reconhecida pela crítica e pelo público, a OSPRB também vem ampliando seu alcance através de participações em programas de grande relevância, como o consagrado "Programa Partituras", da TV Brasil, veículo da EBC dedicado à valorização da música de concerto.
Excelsius Produções: a Excelsius Produções consolida-se como uma referência no fomento à música de concerto e instrumental, elevando artistas e projetos ao mais alto patamar de reconhecimento no Brasil e no exterior. Com uma visão inovadora e estratégica, a Excelsius alia excelência artística, criatividade e profundo respeito à tradição, promovendo experiências culturais que encantam e impactam o público. Seja através de festivais, turnês ou eventos diferenciados, seus projetos têm se destacado pela qualidade irrepreensível e pela capacidade de tornar a música um verdadeiro espetáculo. Excelsius Produções — Onde a Arte e a Excelência se encontram.
Ficha-técnica
Mauricio Silva (Diretor Artístico, maestro e clarinetista), Maria Elisa Cabral (Spalla), Kessia Borges (Concertino), João Zelaya (2° Violino – Chefe de Naipe), Soraya Vieira (2° Violino), Marcos Vieira (Chefe de Naipe – Viola), Lucas Villela (Viola), Vinicios Benevides (Chefe de Naipe – Violoncelo), Diogo Moura (Violoncelo), Francisco Nilson (Chefe de Naipe – Contrabaixo Acústico), Carlos Henrique (Contrabaixo), Felipe Braz (flauta), Queren Oliveira (oboé), Jonathan Strom (Fagote), Jhonatas Oliveira (Trompa), Everton Machado (Trompete), Misael Oliveira (Trombone), Leonardo Paiva (Violão/Guitarra).
Max Martins (Piano/Teclado), Marcelo dos Anjos (Bateria) e Geisa Ferraz (Produtora Executiva).