transmissão simultânea
Youtube do CCJF
Gratuito
Sinopse
No quarto concerto da temporada 2024 da Série PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE teremos o Trítono Duo, formado pela trompista Waleska Beltrami e o trompetista Maico Lopes. Com formação singular, o Trítono Duo irá apresentar composições inéditas, escritas especialmente pelos compositores do Prelúdio 21 para o Duo, o que possibilitou explorar toda a gama sonora dos instrumentos de metal, com seu timbre brilhante e o virtuosismo dos intérpretes.
O Prelúdio 21 é composto pelos compositores Alexandre Schubert, J. Orlando Alves, Marcelo Carneiro, Marcos Lucas e Neder Nassaro.
Programa
- J. Orlando Alves - "Pantomimas IX"
- Marcos Lucas - "Carnix Tropicalis"
- Alexandre Schubert - "Burlesca nº 2"
- Marcelo Carneiro - "Hoquetus"
- Neder Nassaro - "Corta-vento"
Sobre o Prelúdio 21 – Música do Presente
O grupo de compositores Prelúdio 21 surgiu em 1998. Congrega compositores de diferentes tendências estéticas, visando a tornar a música contemporânea mais difundida por meio de recitais e palestras. Seus integrantes são Alexandre Schubert, J. Orlando Alves, Marcelo Carneiro, Marcos Lucas e Neder Nassaro.
Sobre o Trítono Duo
O duo, composto de uma Trompa (Waleska Beltrami) e um Trompete (Maico Lopes), tem como objetivo, divulgar e aproximar o público da música de câmara destinada a este conjunto de instrumentos. Apesar de pequeno, o grupo é bastante versátil, tendo sido explorado por grandes nomes da música de concerto como Eugène Bozza Arthur Frakenpohl, José Siqueira e Ernst Mahle.
O Trítono Duo se consolidou através do laboratório de pesquisa para instrumentos de metal na UniRio e há aproximadamente 8 anos se dedica a divulgação e fomento desta formação através do estudo da performance e repertório.
O grupo tem como proposta a formação de público para o repertório da música de câmara, aquela feita para ambientes mais intimistas e que proporciona um maior contato com a plateia. Em nossas apresentações, experimentamos auditivamente peças originais, compostas no presente e no passado, e arranjos de obras do universo da música brasileira popular e de concerto, através de apresentações didáticas com a participação do público.
Desta forma, este grupo, com formação inédita no Rio de Janeiro, apresenta composições nacionais arranjadas ou encomendadas para a formação de câmara com a trompa e o trompete, com o objetivo de divulgar e aproximar o público da música de câmara destinada a este conjunto de instrumentos.
Ficha-técnica
- Waleska Beltrami - Trompa
- Maico Lopes - Trompete