
facilitadora
Cecilia Botana
(escritora e oficineira)
Gratuito
- gostar de ler e de escrever
- ser maior de 18 anos
O aluno deverá levar papel e caneta próprios
Sinopse
Quarta história de insônia
Enfurecidos com o homem que, noite após noite, lhes impede o sono obrigando-os a saltar cercas, os carneiros invadem a cama e com cascos e dentes o adormecem para sempre (Marina Colasanti).
Este é um exemplo famoso de microconto, da autoria de Marina Colasanti, uma das grandes escritoras brasileiras. Embora esse estilo não seja novo, voltou à voga recentemente, graças às novas tecnologias. O microconto tem como uma de suas características principais falar muito em poucas palavras.
Para quem gostaria de ler e estudar mais textos como esse e, também escrever nesse estilo, a Oficina de escrita de Microcontos do micro ao infinito oferece conteúdos teóricos – que ajudam a compreender de que elementos é feito um microconto, quantidade de palavras; comparação como microrrelato hispânico e exercícios e desafios práticos de escrita, nos quais o participante poderá soltar sua imaginação e se posicionar como microcontista.
Ao final da oficina, o participante terá aprendido a teoria básica sobre este gênero literário e terá escrito ao menos um microconto. O aluno deverá levar papel e caneta próprios.
Será sorteado um exemplar do livro “65 Microrrelatos Muito Normais / Muy Normales” e haverá também venda de livros, todos eles de autoria da escritora e oficineira Cecilia Botana.
Oficinas Literárias CCJF – um espaço criativo para os participantes despertarem e desenvolverem suas habilidades de escrita, leitura e percepção artística. Nossas oficinas estimulam a imaginação, a expressão pessoal e a reflexão crítica. São, também, uma oportunidade para a troca de experiências, fazer novos conhecimentos e ter um momento só para si.
Conteúdo Programático
- o que é um microconto
- os diferentes tipos de microcontos
- comparações com o microrrelato hispânico
- características e lacunas desse gênero literário
- leitura e interpretação de microcontos famosos
- exercícios de escrita criativa
- redação de microcontos
Mini bio
Cecilia Botana é uma escritora argentina que mora no Rio de Janeiro desde 1996. Dedica-se à escrita de literatura infantil, poesia, crônicas, contos e microcontos. Integra o Coletivo Para Ler Num Piscar de Olhos, dedicado ao estudo e à escrita de microcontos. Com o grupo publicou em 2023 o livro 60 Piscadelas, pela Editora Outra Margem e, em maio de 2024, a coletânea 108 Microcontos Modernistas: a prova dos nove, pela Editora Toma aí um Poema. Em 2023 fez uma publicação solo, edição bilíngue (espanhol-português), chamada 65 Microrrelatos Muito Normais/Muy Normales, que foi publicada pela Editora Caravana. Também esse mesmo ano, a autora participou do livro Democracia: poemas, contos, microcontos (Série Literatura de Circunstâncias, Vol. I) (E-book), antologia com vários autores selecionados por concurso, organizada por Aldenor da Silva Pimentel, Edição da Universidade Federal de Roraima. Em setembro de 2024 ministrou a oficina “O Microconto: uma porta estreita que leva a grandes histórias”, com quatro horas de duração, pelo Google Meet, e em novembro desse mesmo ano, lançou o livro de microcontos Nem tudo é o que parece, em parceria com as autoras Angela Martins e Jurema Rangel, pela Editora Cambucá.