
facilitadora
Luciana Belém
R$50 (meia R$25)*
desconto de 50% para professores
*Cada inscrição dará direito a um livro da autora e ilustradora Luciana Belém, a ser entregue no dia da oficina
maiores de 18 anos
Sinopse:
Desde as fogueiras ancestrais até os palcos modernos, o contador de histórias foi o guardião da memória, o tecelão de sonhos e o professor da tribo. Foi sacerdote, griô, avó sábia, trovador e artista. Sua voz moldou culturas, transmitiu valores, explicou o mundo e manteve viva a chama da imaginação humana.
Hoje, essa arte ancestral renasce como potente ferramenta de conexão, educação e transformação social, essencial em um mundo sedento de sentido e autenticidade.
Tanto quanto oferecer técnicas, essa oficina oferece também raízes e asas: compreensão do papel histórico e social do contador e ferramentas para voar na prática contemporânea, sugestões de desenvolvimento da expressão vocal e corporal. Técnicas de escolha, adaptação e memorização de histórias, uso de objetos e música. Aprender a criar pontes emocionais e capturar a atenção do público, através das dinâmicas propostas e da partilha de experiências, por meio de aula expositiva dialogada sobre história da narração oral, elementos da comunicação eficaz e o papel do contador hoje.
No trabalho em grupo, espaço para experimentação segura, troca de feedbacks construtivos e a exploração de contos tradicionais, mitos, lendas e literatura, analisando suas potencialidades para a narração oral e exercitando a leitura.
Seja você um educador, artista, líder comunitário, profissional de saúde ou alguém que deseja impactar seu círculo, ou simplesmente tem o desejo de ser um contador de histórias, essa oficina é para você.
Cada inscrição garantirá um exemplar de um dos livros da autora e facilitadora da oficina, Luciana Belém, facilitadora de oficinas e professora. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM). Além do livro garantido, haverá sorteios de mais livros ao final da oficina.
Esta oficina é um convite para mergulhar na magia das palavras, descobrir o contador de histórias que habita em você e adquirir ferramentas valiosas para encantar o mundo.
Faça parte desta celebração global da palavra e da leitura.
O participante poderá trazer papel e caneta para fazer anotações.
Esse evento faz parte do Rio Capital Mundial do Livro.
Conteúdo Programático
Em nossa oficina iremos:
- Refletir sobre o “Contador de Histórias”, seu papel e importância;
- Discutir sobre as habilidades do “Contador de Histórias”;
- Praticar atividades lúdicas que prepararão o participante a se sentir mais confortável e a soltar a imaginação;
- Destacar alguns compiladores que reuniram histórias da oralidade e as escreveram, como Perrault, Irmãos Grimm, Andersen e Luís da Câmara Cascudo;
- Manusear livros de diferentes gêneros textuais: fábula, lenda, conto, mito...;
- Trocar ideias sobre: para quem, onde e quando contar;
- Desafio: sua oportunidade de contar uma história e ter uma avaliação afetiva e respeitosa na hora;
- Sorteio de livros e confraternização.
Bibliografia
Livros que baseiam a oficina
- Silenciosa algazarra - Ana Maria Machado, Companhia das Letras
- A arte da palavra e da escuta - Regina Machado, Editora Reviravolta
- Brincando com a Palavra - José Carlos Aragão, Editora Paulinas
- Caldeirão de Histórias - Priscila Camargo, Editora Rocco, Rio de Janeiro, 2004.
- Fábulas de Esopo - Adaptação Ivana Arruda Leite, Editora Escala Educacional, São Paulo, 2004.
- Fábulas de La Fontaine, Editora Escala, São Paulo.
- Minha vida querida, histórias da Tradição - Sufi Contos das Mil e Uma Noites recontados por Malba Tahan
Minibio
Luciana Belém: escritora, professora, contadora de histórias e facilitadora de oficinas. É filha e neta de nordestinos. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM), graduada em História e autora de livros como: E agora, Olívia? Nina chegou! e Chiquinho chegou! Também ilustrou os livros: Simplesmente poemas, Dia de vacina e A saga. Vive entre as cidades do Rio de Janeiro e Arraial do Cabo, semeando histórias, poemas e boas notícias.
“Tudo começou na infância, quando sentada próxima da máquina de costura da minha tia Ná, costureira e bordadeira, eu escutava suas histórias e sempre dizia: ‘Tia, conta outra vez...’ Essa vivência me marcou profundamente. Já adulta, participei de inúmeras oficinas e cursos, ministrados por pessoas conhecidas de diferentes áreas como Literatura, Educação, projetos ligados à saúde e até à Arteterapia. Após 17 anos como bancária, assumi minhas primeiras turmas como professora de História e também uma biblioteca escolar; foi nesse ambiente que encontrei vocação e propósito, colocando em prática o que já carregava em minha bagagem e desejando ampliar ainda mais as possibilidades de minha jornada: semear histórias. Escrevi meus dois primeiros livros infantis e senti o desejo de buscar mais conhecimento para melhor contar e escrever histórias. Atualmente, continuo ministrando aulas para os Anos Finais, realizo oficinas, apresento meus livros, divulgo a Literatura de outros autores, faço sorteios mensais de tesouros (livros), visito escolas, sindicato (dos professores) e levo comigo muitos personagens, histórias e livros.”