
palestra
Gratuito
Haverá sorteio de livros
Sinopse
Na primeira edição do evento Disseminário: Desconstrução, Psicanálise e Literatura: estranhas familiaridades, o escritor e professor de filosofia e psicanálise da UERJ Diogo Bogéa explora temas relacionados à desconstrução e psicanálise em torno do poema “Não é preciso ser um quarto para ser assombrado”, de Emily Dickinson. Desconstrução e Psicanálise questionam profundamente as certezas, verdades e ideais em torno dos quais nossas vidas se estruturam.
Para além da racionalidade, da consciência, da estabilidade e dos ideais de controle, Desconstrução e Psicanálise colocam em evidência uma existência imersa em incertezas, imprevisibilidades e sombras. ‘Co-movidos’ por desejos, fantasias, significações sem fundo, assombrados e rodeados por fantasmas e espectros. Esse é o estranho mundo que Desconstrução e Psicanálise abrem para as pessoas.
Nada mais justo, portanto, trazer para esse primeiro encontro a figura espectral de Emily Dickinson e sua poesia Não é preciso ser um quarto para ser assombrado:
Não é preciso ser um quarto – para ser assombrado –
Não é preciso ser uma Casa –
O Cérebro – tem Corredores que ultrapassa
Lugares Materiais – (...)
One Need Not be a Chamber —
to be Haunted One need not be a chamber—
to be haunted—
One need not be a House—
The Brain— has Corridors surpassing
Material Place— (...)
Conteúdo programático
- Conexões entre a poesia “Não é preciso ser um quarto para ser assombrado”, de Emily Dickinson e temas psicanalíticos como Inconsciente, Fantasia e Recalque;
- A noção de espectralidade tal como desenvolvida por Derrida.
- Poesia, Desconstrução e Psicanálise.
Mini bio
Diogo Bogéa, escritor e professor de Filosofia e Psicanálise na Faculdade de Educação da UERJ.
Diogo Bogéa é professor de Filosofia e Psicanálise na Faculdade de Educação da UERJ. Professor pesquisador do programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Escritor autor dos livros “Inteligência Artificial e Filosofia – dilemas de um futuro incerto”, “O mito da razão e os pensadores do desejo” e do best-seller “Psicologia do Bolsonarismo”. Coordenador do grupo Pensadores do Desejo e das Redes.