Gratuito
Sinopse
Até dezembro de 2024, nas terceiras quartas-feiras de cada mês, haverá sessões com poetas, cantadores e repentistas de cordel no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro.
Na ocasião, membros da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e convidados falarão sobre cultura popular, declamarão poemas, farão improvisos e cantarão. Os autores também disponibilizarão, na sala de sessões, folhetos de cordel e livros para venda ao público.
Poetas, cantadores, repentistas e palestrantes da Academia Brasileira de Literatura de cordel, convidados e o público em geral, que também pode participar, manifestando seu talento e sua arte, se assim desejar.
As sessões são temáticas, e, neste mês de novembro, o tema será “Leandro Gomes de Barros”, considerado o criador da Literatura de Cordel no Brasil e seu autor mais brilhante. Nasceu em 19 de novembro de 1865 e faleceu em 4 de março de 1918. Poetas da Associação Brasileira de Literatura de Cordel, além de falarem sobre homenageado, também declamarão alguns de seus poemas. Teremos a presença da pesquisadora e poeta Morgana Ribeiro dos Santos, que tomará posse como Pesquisadora da ABLC. O acadêmico Severino Honorato cantará e fará improvisos em Literatura de Cordel. Os microfones serão franqueados para quem quiser se pronunciar sobre o “Dia Nacional do Cordelista”, comemorado em 19 de novembro.
Na ocasião, haverá exposição e venda de literatura de cordel.
Objetivo
Divulgar a Literatura de Cordel como arte e cultura popular brasileira para todos os segmentos da sociedade, visando à promoção e à disseminação desta manifestação artística genuinamente nacional.
Ficha-técnica
- Idealização e realização: Academia Brasileira de Literatura de Cordel Curadoria: Almir Gusmão
- Direção de produção: Yon Dourado
- Produção afetiva: Iasmim de Herval
- Assistente de produção: Marlos de Herval
Sobre os participantes
Morgana Ribeiro dos Santos, carioca, é professora de Língua Portuguesa do Instituto Benjamim Constant. Possui pós-doutorado em Língua Portuguesa, doutorado em Estudos da Língua, mestrado em Língua Portuguesa, especialização em Língua Portuguesa, bacharelado e licenciatura plena em Letras pela UERJ.
Severino Honorato é paraibano, poeta cordelista, repentista, professor e palestrante. Atualmente ocupa uma cadeira como acadêmico da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.