gratuito
Sinopse
A edição crítica Os manuscritos para violão do Fundo Manuela Vázquez-Barros da Biblioteca Lázaro Galdiano (Jesús Saiz Huedo: Madrid, Asociación Cultural More Hispano e Fundación Lázaro Galdiano F.S.P., 2022) trouxe à luz um conjunto de partituras manuscritas para violão do final do século XIX e primeiros anos do século XX que inclui uma importante amostra do gênero andaluz ou flamenco. A coleção, em geral, e as suas partituras de flamenco, em particular, ampliam muito a informação sobre o papel da guitarra flamenca solo e, por sua vez, do próprio gênero andaluz naquele período em que a guitarra tradicional oral e a guitarra clássica da tradição escrita compartilhava numerosos elementos musicais e estéticos. Neste programa, será abordado alguns dos ares populares e andaluzes desse contexto.
Da mesma forma, com o propósito de conhecer os códigos e modos de fazer música que a história separou nesses dois grandes blocos, o da música escrita e o da música de tradição oral, os espanhóis Jesús Saiz Huedo, no violão, e Alfredo García Martín-Córdova, na flauta, exploram outro conjunto de partituras de Tomás Damas (1817-ca. 1880) e o fazem por meio de um discurso musical reelaborado e da recriação dos elementos musicais que encontraram nessas partituras. A abordagem foi considerada criativa, surpreendente e de importância histórica para a guitarra espanhola e flamenca, nas apresentações do duo pelo mundo.
Programa
Seleção de peças populares e flamencas para violão solo do Fundo Manuela Vázquez-Barros (ca. 1900), algumas delas de Julián Arcas (1832-1882) ou influenciadas por seu rastro e outras anônimas ou de outros autores, e versões instrumentais de canções populares e árias andaluzas com violão de Tomás Damas (1817-ca. 1880);
Seleção das obras do intérprete entre as seguintes (dependendo das características e duração do ato ou concerto):
I. Peças populares e flamencas para violão solo do Fundo Manuela Vázquez-Barros (ca. 1900): Bolero MVB 3.2 (J. Arcas), Jota aragonesa MVB 6.2 (J. Arcas), Soleá MVB 5.1 (J. Arcas), Rondeña o malagueña MVB 7.1, Copla de Tango MVB 1.1, Panaderos MVB 4.4, Granadinas MVB 4.5, Variaciones de Tango MVB 4.1, Peteneras MVB 4.2, Malagueñas MVB 4.3, Sevillanas MVB 4.6, etc.
II. Versões instrumentais de canções populares e árias andaluzas com violão de Tomás Damas (1817-ca. 1880): Fandango y coplas, Jota y coplas, Manchegas, Rondeña y coplas, El “Jarabe” de Cádiz, Malagueña, El Vito, etc.
Ficha técnica
Jesús Saiz Huedo, violão
Alfredo García Martín-Córdova, flauta
Bios
Jesús Saiz Huedo: professor sênior de guitarra, licenciado pelo Conservatório Real de Música de Madrid e diplomado em Estudos Avançados em História e Ciências Musicais pela Universidade Autónoma de Madrid.
Já deu concertos em Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra e Brasil. Atuou como solista em orquestras como a Orquestra Barroca do Novo Mundo e a Orquestra de Câmara de San Luis, entre outras, e ministrou master classes em diversos conservatórios e universidades, na Espanha, no Brasil e nos Estados Unidos. Neste último país foi professor de guitarra na California State University, San Luis Obispo e diretor do Cal Poly Guitar Ensemble de 1999 a 2004.
Suas apresentações foram gravadas e transmitidas pela Rádio Nacional da Espanha e pela Rádio Pública KCBX da Califórnia. Estreou obras de compositores como José María Sánchez-Verdú, Jorge de Carlos, Jesús Torres, Garry Eister e Félix Sierra, entre outros. Lecionou em Espanha e nos Estados Unidos e desenvolveu numerosos projetos na área da educação musical, pelos quais obteve diversos reconhecimentos profissionais e prêmios de inovação pedagógica.
De 2014 a 2022, Jesús Saiz Huedo dirigiu projetos da Associação Cultural Mais Hispânica, entre os quais se destacam a investigação musicológica e a edição crítica do Fundo Manuela Vázquez-Barros, cuja divulgação até à data se materializou amplamente através de concertos, apresentações, oficinas e conferências. Os resultados estão reunidos no livro e nos dois CDs Os manuscritos de violão do Fundo Manuela Vázquez-Barros da Biblioteca Lázaro Galdiano (Madrid: Fundación Lázaro Galdiano, F.S.P. e Asociación Cultural More Hispano, 2022). Atualmente, e com base no repertório popular, clássico e flamenco desta coleção, investiga a inter-relação entre as tradições orais não escritas e a música escrita para guitarra da segunda metade do século XIX e das primeiras décadas do XX.
Alfredo García Martín-Córdova: formado pelo Conservatório Superior de Música de Madrid e licenciado em Geografia e História pela Universidade Autónoma de Madrid. À sua formação clássica cedo, juntou a experiência da música contemporânea na Orquestra de Flautas de Madrid, dirigida por Salvador Espasa, da qual foi membro fundador. Com ele estreou cerca de vinte obras de jovens autores espanhóis e participou em vários festivais. Foi apresentador, argumentista e narrador regular desta orquestra e de outros grupos, como a Orquestra Juvenil da Comunidade de Madrid, orquestras escolares e outros grupos de flautistas.
Durante mais de dez anos formou um duo com o violonista Jesús Saiz Huedo, especializado no repertório original dos séculos XIX e XX, com quem realizou concertos em Espanha, França e Alemanha que incluíram estreias de obras de Jorge de Carlos, Jesús Torres e José María Sánchez-Verdú.
Na área pedagógica foi diretor (2004-2023) e professor de Flauta (do ano letivo 1990-1991) na Escola Municipal de Música de Três Cantos (Madrid). Além disso, foi professor de História da Música, Estética e História da Arte no C_onservatório Municipal Profissional de Música de Getafe_, durante nove anos até a sua transformação na Escola Municipal de Música “Maestro Gombáu”. Atualmente continua lecionando Flauta nas duas escolas.
Foi também professor do curso de verão de flauta “Manuel Garijo”, organizado pela Orquestra de Flautas de Madrid desde a sua criação até 2016 e é autor de diversas traduções de métodos de ensino de instrumentos (flauta, piano, cordas, etc.).