 
local
Rua Pedro Lessa, 
em frente à Banca do André
Gratuito

Sinopse
No esforço de recuperar a vocação primordial da Praça Floriano Peixoto (e arredores) como polo cultural, com destaque para o grande número de cinemas que abrigou o local a partir da década de 1920, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), a Banca do André e a ASPAC – Associação dos Servidores Públicos da ANCINE, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, realizam a 2ª exibição de filme ao ar livre e gratuito na Rua Pedro Lessa, em frente à Banca do André, na Cinelândia. Dessa vez, o Projeto Cinelândia - Cinema na Rua exibirá, no dia 28 de outubro, às 18h30, o recente documentário Milton Bituca Nascimento, dirigido por Flavia Moraes, e disponibilizado pela produtora Gullane que também se junta aos apoiadores nesta sessão. O filme celebra o legado e a turnê de despedida de Milton Nascimento, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, reconhecido como um dos mais influentes artistas da história da música nacional. Após a sessão, está previsto música ao vivo com canções de Milton Nascimento, contribuindo para realização de uma grande homenagem ao artista.
A proposta é que o projeto Cinelândia - Cinema na Rua tenha exibições mensais, sempre gratuitas, sem necessidade de distribuição de senhas, com preferência para filmes brasileiros com legendas em português, sendo acessível aos deficientes auditivos.
O evento será adiado em caso de chuva no dia da exibição.
Sinopse do filme
Milton Bituca Nascimento (2024)
O documentário reflete sobre o impacto e o alcance de um artista que, na aparente simplicidade das suas composições, provocou e segue provocando reflexões e emoções profundas em quem quer que as escute. Isso é nítido no alcance global da sua obra, faceta explorada no documentário já na lista de personalidades, nacionais e internacionais, que dão seu depoimento sobre o Bituca: figuras como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Mano Brown, Djamila Ribeiro, Quincy Jones, Spike Lee e Paul Simon.
Mas, para além do depoimento de amigos e pessoas íntimas de Nascimento, Moraes faz questão de acompanhar a longa e bem-sucedida turnê de despedida do músico e registrar in loco a conexão antiga e potente do artista com seus fãs.
Assim, ao longo de mais de dois anos de gravações, a diretora reúne em Milton Bituca Nascimento um material ímpar, capaz não só de reconhecer a grandiosidade do ídolo, mas também revelar a identificação humana e espiritual que ele criou com suas dezenas de álbuns.
Ficha-técnica
Dirigido por Flavia Moraes
Roteiro por Marcélo Ferla e Flavia Moraes
Consultoria Artística de Augusto Nascimento
Direção de fotografia: Pedro Rocha
Montagem: Laura Brum e Flavia Moraes
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Victor Pozas e Rafael Langoni
Música: Milton Nascimento
Produção Executiva: Liz Reis, Gabriela Tocchio, Ana Saito, Pablo Torrecillas
Produzido por: Augusto Nascimento, Ricardo Aidar, Larissa Prado, Andre Novis, Caio Gullane, Fabiano Gullane.
Produtores associados: Flavia Moraes, Victor Pozas, Rafael Langoni
Produção: Canal Azul, Gullane, Nascimento Música e Claro
Distribuição: Gullane+