 
Gratuito

Sinopse
A Camerata Jovem do Rio de Janeiro (CJRJ) é constituída por 17 jovens músicos cariocas, com idades entre 18 e 28 anos, todos oriundos do projeto Ação Social pela Música e moradores de diferentes favelas do estado do Rio de Janeiro. Formada há 10 anos, a Camerata já se apresentou em espaços consagrados da música clássica no Brasil, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecilia Meireles e a Cidade das Artes, e também no Rock in Rio e em centros culturais, tocando ao lado de grandes músicos, como o violonista brasileiro Yamandu Costa, o violinista e maestro Claudio Cruz, o pianista chinês Lang Lang e o violinista alemão Koh Gabriel Kameda. Os jovens músicos também participaram de diversos festivais de música clássica no Brasil.
No CCJF vão apresentar um repertório de música popular brasileira, encerrando com uma homenagem ao Milton Nascimento.
Programa
Música popular brasileira
Sobre a A Camerata Jovem 
do Rio de Janeiro (CJRJ)
É constituída por 17 jovens músicos cariocas, com idades entre 18 e 28 anos, todos oriundos do projeto Ação Social pela Música e moradores de diferentes favelas do estado do Rio de Janeiro. Formada há 10 anos, a Camerata já se apresentou em espaços consagrados da música clássica no Brasil, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecilia Meireles e a Cidade das Artes, e também no Rock in Rio e em centros culturais, tocando ao lado de grandes músicos, como o violonista brasileiro Yamandu Costa, o violinista e maestro Claudio Cruz, o pianista chinês Lang Lang e o violinista alemão Koh Gabriel Kameda. Os jovens músicos também participaram de diversos festivais de música clássica no Brasil.
Em 2017, a Camerata realizou sua primeira turnê para a Europa, se apresentando na Alemanha e na Holanda em espaços renomados da música de concerto, como a Sala dos Espelhos do Concertgebouw em Amsterdã. Em 2018, a CJRJ foi convidada a realizar concertos em Nova York (EUA), sendo o grande destaque a apresentação na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Em agosto de 2019, a Camerata Jovem embarcou para sua segunda turnê europeia, realizando apresentações para grandes públicos em cidades alemãs e suíças. No Tonhalle de Zurique, os jovens músicos cariocas foram convidados a tocar na celebração do centenário da ONG Save the Children, quando foram agraciados com o prêmio Swiss Charity Award. Depois, os jovens seguiram para Genebra, onde se apresentaram no Palácio das Nações, na sede europeia da ONU, e também realizaram concertos em Düsseldorf e na Embaixada do Brasil em Berlim.
Em 2019, 2021 e 2023, a Camerata tocou no Festival Rio Montreux. Em 2019, se apresentou no Palco Favela do Rock in Rio. Em 2020 e 2021, durante a pandemia, fez várias lives e, com grande sucesso, lançou a música "We Are the Champions", que foi muito elogiada no site da banda Queen, com o seguinte comentário: "Vocês são os campeões". Em 2022, integrantes da CJRJ foram convidados a participar do AIMS Festival em Solsona (Espanha).
A Camerata Jovem do Rio de Janeiro acaba de realizar uma turnê pela Europa, onde realizou 11 concertos em lugares importantes, como a Unesco e a Sorbonne Nouvelle, em Paris, e o Palácio do Quirinal, em Roma.
Atualmente, a Camerata Jovem do Rio de Janeiro cumpre uma agenda intensa de concertos, com destaque para o concerto realizado no Theatro São Pedro em São Paulo, junto ao violinista e maestro Cláudio Cruz. A Camerata Jovem do Rio de Janeiro é reconhecida no Brasil pelo grande talento e carisma dos seus integrantes, se apresentando com repertório de música clássica e música popular brasileira.
Sobre a Ação Social 
pela Música do Brasil (ASMB)
Fundada há 30 anos, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural por meio do ensino da música clássica, a fim de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em seu histórico, mais de 14 mil alunos já passaram pela instituição, colhendo resultados positivos, principalmente no que se refere à prevenção e ao combate às drogas e à violência intrafamiliar. Atualmente, o projeto atende no total 4.406 alunos em 13 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização. Dos 13 núcleos, 7 encontram-se na cidade do Rio de Janeiro: Rio das Pedras, Complexo do Alemão, Vila Isabel, Cidade de Deus, Manguinhos, Morro dos Macacos, e agora São Gonçalo, englobando um total de 20 comunidades atendidas. Além disso, há 1 núcleo em Petrópolis, 4 núcleos em João Pessoa (Paraíba) e 1 núcleo em Ji-Paraná (Rondônia) e 1 núcleo, chamado Maestro David Machado, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
Em sua vertente sociocultural, a Ação Social Pela Música do Brasil fundou, em 2014, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) e diversos conjuntos de música de câmara, com destaque para Camerata Jovem do Rio de Janeiro, Ensemble Carioca, Top Five e Camerata de Petrópolis, que traduzem concretamente o resultado do trabalho realizado ao longo dos anos, e que possibilitam, a partir da revelação de talentos entre os jovens músicos, a abertura de novos caminhos para a vida profissional.
A ASMB é hoje uma organização madura, totalmente compromissada com sua missão e com plena consciência de sua responsabilidade social. Tem, diante de si, vários desafios para preparar seu futuro, mas tem também muita disposição para inovação e capacidade para se reinventar.
A participação do Governo, de Empresas e da Sociedade Civil nesse esforço é fundamental, para que a instituição consiga prosseguir em sua trajetória de levar dignidade e esperança de uma vida melhor para milhares de jovens.